Ter, 14 de maio de 2013, 14:35

UFS entrega primeiro prédio do Campus de Lagarto

“Uma casa sem livros é como um corpo sem alma”. Foi assim, parafraseando o pensador romano Cícero, o professor Ângelo Antoniolli, reitor da UFS, entregou à Lagarto o primeiro prédio da sede definitiva do Campus Prof. Antônio Garcia Filho. Segundo o reitor, o fato de a UFS entrar na cidade justamente com a Bilag (Biblioteca de Lagarto) não foi uma escolha, mas esta coincidência traz uma simbologia especial, já que as bibliotecas são historicamente consideradas repositórios do saber. A inauguração da obra aconteceu ontem, dia 13, na cidade de Lagarto.

Ainda de acordo com o professor Ângelo, o novo Campus de Lagarto foi pensado para ser arquitetonicamente agregador e preparado para receber a comunidade. Por outro lado, ele considera importante que os moradores da região tomem posse e participem ainda mais da Universidade, pois é a eles que ela pertence. Em sintonia com esse pensamento, o prefeito Lila Fraga parabenizou a todos os responsáveis pela chegada da UFS e afirmou que “é um compromisso da cidade receber de braços abertos os estudantes, docentes e suas famílias que estão chegando à região agora”.

O vice-governador Jackson Barreto também esteve presente no evento e, empolgado com a expansão da UFS, falou sobre a capacitação do brasileiro e, mais especificamente do sergipano. “Nada capacita melhor um povo do que uma biblioteca, do que um novo Campus de uma Universidade Federal. Tem oportunidades quem se qualifica, quem se prepara para um futuro melhor. Nós só poderemos entrar numa era de desenvolvimento propriamente dito através da educação, de sorte que Lagarto, terra de Sílvio Romero, recebendo esta biblioteca recebe um pilar fundamental para a formação de nossa juventude”, afirmou ele.

Carolina Amancio

Ascom- UFS/Lagarto