Seg, 04 de novembro de 2013, 14:17

UFS/Lagarto recebe projeto inédito de telemedicina
UFS/Lagarto recebe projeto inédito de telemedicina

A dificuldade no acesso aos serviços médicos, pelas populações de cidades distantes dos grandes centros, pode serreduzida a partir da implantação de um sistema anunciado hoje no campus de Lagarto, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Trata-se de um projeto-piloto de telemedicina – atendimento médico via telepresença –, que visa à aproximação entre profissionais da saúde das cidades de Lagarto e Tobias Barreto e especialistas do Hospital Universitário da UFS, em Aracaju – a primeira etapa prevê a interação de profissionais na especialidade de pediatria.


O sistema, criado e implantado pela empresa norte americana Cisco Systems, foi testado por autoridades políticas –governador do Estado, Jackson Barreto, deputados federais e prefeitos da região – e gestores da UFS – reitor da UFS, Angelo Antoniolli, o diretor do campus de Lagarto, Mario Adriano. A partir da sala de telemedicina, os presentes dialogaram, por teleconferência, com os pesquisadores presentes ao auditório de pós-graduação do Hospital Universitário, em Aracaju. A interação se deu também com profissionais nos hospitais do Programa Saúde da Família, em Lagarto e Tobias Barreto, e com representantes da Cisco do Brasil, no Rio de Janeiro.


O reitor Angelo Antoniolli assinou a portaria que cria o programa de telemedicina no campus de Lagarto, e se mostrou entusiasmado com as possibilidades abertas pelo sistema. “Nosso papel é levar, à população, educação de ponta na área de saúde pública. E hoje está sendo materializada uma revolução em Sergipe”, enfatizou Antoniolli.


Emocionado com o programa, o governador Jackson Barreto elogiou o sistema. “A redução das distâncias que esse sistema possibilita, assim como a aproximação da universidade, podem resolver os problemas da nossa população, principalmente das pessoas mais pobres do interior do Estado”, comemora.


Para Mario Adriano, diretor do Campus de Lagarto e organizador do projeto, o sistema de telemedicina é um suporte importante para integrar o sistema público de saúde e as atividades acadêmicas. “A universidade não é provedora de serviços, por natureza”, defende Adriano. “Ela é provedora de soluções, do ponto de vista de inteligência; é com esse papel que a UFS está entrando nesse projeto”, conclui.


O sistema de telemedicina


O projeto faz parte do programa global de responsabilidade social da Cisco “Connected Healthy Children” e combina os esforços da UFS, instituição reconhecida pela excelência em Ciências Médicas, e dos prestadores de assistência médica nos municípios envolvidos. Conta com o apoio também da Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde e das Prefeituras das cidades de Tobias Barreto e Lagarto.


As consultas das crianças de Tobias Barreto e Lagarto em clínicas de saúde da família serão acompanhadas em tempo real por especialistas no Hospital Universitário de Aracaju e no campus da UFS em São Cristóvão. As equipes médicas poderão avaliar conjuntamente caso por caso, sem que seja necessário saírem de seus municípios. Graças à qualidade de som e da imagem em alta definição da solução de telemedicina da Cisco TelePresence®, os especialistas poderão ver e conversar com as crianças, acessar resultados e auxiliar o médico generalista local com uma segunda opinião.



Atualizado em: Seg, 04 de novembro de 2013, 14:24
Notícias UFS