Qui, 10 de abril de 2014, 13:12

Encontro promove debate sobre saúde mental em Lagarto

A comunidade acadêmica do campus de Lagarto recebe profissionais e pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade, para discutir a saúde mental, relacionada à recuperação de dependentes químicos. O I Encontro de Saúde Mental é realizado pelo Grupo de Extensão Programa de Saúde Mental (Prosam), do campus lagartense da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e acontece hoje (10/04), prosseguindo amanhã, sexta-feira (11).

O evento recebe, além dos professores e estudantes do Prosam, gestores e pacientes do “CAPS II Aconchego” e do CAPSad, que trabalha com a recuperação de dependentes de álcool e drogas. O objetivo é tratar do assunto, sob os novos parâmetros do Ministério da Saúde.

A coordenadora do Prosam, Adriana Carvalho, explica que o programa surgiu de um projeto de extensão desenvolvido em 2013, onde se verificou o número elevado de usuários de álcool e drogas em Lagarto. “Essa realidade nos mostrou que era preciso capacitar profissionais na área de saúde mental, o que nos levou a idealizar o Prosam, aprovado pelo Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (Proext)”, relata Adriana.

Para a gerente do CAPSad, Érica Matos, o interesse da universidade em discutir e contribuir com as políticas públicas em saúde mental é muito importante para os órgãos envolvidos. “As pessoas com deficiência mental, com transtorno, ou dependentes de álcool e drogas, são uma responsabilidade, não apenas do CAPS e da família, mas de toda a sociedade”, defende a gestora. “Então é louvável quando temos o espaço aberto na universidade, para trazermos a nossa realidade para ser discutida”, conclui.

Atualizado em: Qui, 10 de abril de 2014, 13:42