Ter, 15 de abril de 2014, 08:58

Semestre letivo inicia com Semana de Acolhimento para estudantes e Curso de Formação para professores

O campus de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), deu início nesta segunda-feira 14/04), ao período letivo 2013.2, com duas programações paralelas. Para os estudantes, acontece a Semana de Acolhimento, Recepção e Integração, primeira atividade acadêmica obrigatória, direcionada a todos os calouros. Os professores, por sua vez, participam do I Fórum de Formação Docente, com o objetivo de conhecer e discutir a proposta pedagógica do campus.

Semana de Acolhimento

A Semana faz parte das atividades acadêmicas obrigatórias dos alunos matriculados no I Ciclo. A organização envolve os Centros Acadêmicos de todos os cursos, integrando os discentes à metodologia pedagógica participativa do campus.

Abrindo a Semana, os estudantes discutiram a representação estudantil, com participação dos CAs e do Diretório Central dos Estudantes. Na ocasião, o Reitor da UFS, Angelo Antoniolli, deu as boas vindas aos calouros e veteranos, manifestando sua empolgação com o "sucesso alcançado por todos que fazem o campus de Lagarto".

A programação da manhã foi concluída com a palestra "Coaching: Crença, Estado e Estratégia", proferida pelo administrador da UFS, Wesley Reis. À tarde, os alunos realizaram visitas ao campus definitivo - em construção - e às instalações provisórias administrativas e de práticas acadêmicas.

I Fórum de Formação Docente

O Fórum traz o tema "resgatar para ressignificar". O objetivo é discutir a proposta pedagógica inicial do campus, buscando reconstruí-la, integrando, participativamente, os professores dos diversos núcleos - a proposta inicial prevê a adoção de metodologias ativas (ABP/PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas e Teoria da Problematização).

Na abertura, o Reitor, Angelo Antoniolli recebeu os docentes, resgatando as discussões e desafios para a instalação do campus de Lagarto e mostrando a importância da proposta metodológica adotada. "A palavra-chave é integração: desde o início, vimos a importância de criar, de forma integrada, todos os cursos da área de saúde, voltados para a saúde pública", defendeu Antoniolli.

A diretoria acadêmico-pedagógica da UFS/Lagarto, Adriana Carvalho, apresentou a proposta de metodologias ativas (ABP/PBL), dando o suporte para as discussões em grupo a serem realizadas no decorrer do Fórum. Em seguida, Fabiano Alvin, diretor administrativo do campus, expôs a estrutura administrativa, assim como as instalações provisórias disponíveis e as definitivas - em fase de conclusão.

Na tarde do primeiro dia, os professores se dividiram em grupos, formando rodas de discussão, para debater os eixos visando à elaboração posterior do Plano de Formação Continuada do campus. Os debates continuam na manhã do segundo dia (15/04). À tarde, acontece a plenária com apresentação das propostas e elaboração do Plano.

Os dois eventos prosseguem até a próxima quarta-feira, 16. Confira abaixo a programação completa.

Atualizado em: Ter, 15 de abril de 2014, 10:29