Seg, 15 de setembro de 2014, 13:36

Convênio busca fortalecer prestação de serviços odontológicos à comunidade lagartense

O campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu, na tarde de hoje (segunda-feira, 15), o Coordenador Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca. O profissional vem discutir com os gestores do campus a adesão da universidade ao programa GraduaCEO – iniciativa dos ministérios da saúde e educação, visando à ampliação do atendimento odontológico à população, através das clínicas das universidades públicas.

Gilberto Pucca foi recebido em Lagarto pelo reitor da UFS, Angelo Antoniolli, para conhecer a estrutura, perspectivas e modelo pedagógico, apresentados pela equipe gestora do campus – Mario Adriano, diretor geral; Fabiano Alvim, diretor administrativo; Adriana Carvalho, diretora acadêmico-pedagógica; além da presença de assessor da reitoria, Valter Santana, do coordenador do núcleo de Odontologia, José Eduardo Chorres Rodrigues, e de estudantes do curso.

Para Gilberto, o campus de Lagarto adota o modelo ideal para a adesão ao GraduaCEO. “O programa busca apoiar o funcionamento das clínicas de odontologia das universidades públicas, para que elas passem a funcionar na lógica do Sistema Único de Saúde. O campus de Lagarto tem essa característica, da ‘formação em serviço’, no âmbito do SUS”, explica o coordenador.

O GraduaCEO pretende incorporar as clínicas de 15 universidades em 2014, dentre as quais está a do campus de Lagarto. “A população sai ganhando, porque a universidade passa a ser referência no atendimento odontológico dos usuários do SUS; e a universidade também ganha, porque ganhará novos recursos através de repasses mensais do governo federal”, conclui Pucca.

O coordenador visitou ainda as estruturas provisórias e definitiva (em construção) do campus, assim como as estruturas de saúde da Prefeitura Municipal de Lagarto.

GraduaCEO

A expectativa é que 15 universidades façam a adesão ao GraduaCEO em 2014. Até o fim de 2015, o ministério prevê R$ 2,4 milhões em investimentos na implantação de 30 clínicas odontológicas, além de R$ 27 milhões para custeio.

Ao aderir à iniciativa, a instituição receberá um incentivo de R$ 80 mil para compra de equipamentos e informatização. O custeio mensal que cada uma vai receber – de R$ 25,2 mil a R$ 103,3 mil – será de acordo com padrão escolhido pela própria instituição, levando em conta a capacidade de atendimento – de 900 a 4,1 mil procedimentos odontológicos por mês.

Após a fase de implantação e desenvolvimento, o GraduaCEO passará por avalizações in loco da qualidade do serviço, pesquisa de satisfação e monitoramento da produção por meio dos sistemas de informação do SUS. As clínicas com atuação acima da média e muito acima da média terão aumento no custeio e mais recursos para investimentos no momento da renovação da adesão, a cada 24 meses.

O GraduaCEO passa a compor a Política Nacional de Saúde Bucal, o Programa Brasil Sorridente, criado em 2004. No país, existem hoje 1.018 centros de Especialidades Odontológicas (CEO), 450 habilitados para atenção a pessoas com deficiência, e 1.465 laboratórios de próteses dentárias.

O ministro da Saúde também assinou portaria que destina R$ 4,9 milhões para confecção de próteses nos laboratórios regionais de Próteses Dentárias. A medida beneficiará 76 municípios em 16 estados.

Fonte (sobre o GraduaCEO): http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/08/sus-amplia-atendimento-odontologico-com-incorporacao-de-clinicas

Atualizado em: Ter, 16 de setembro de 2014, 13:52