Qui, 16 de outubro de 2014, 08:39

Campanhas de Lagarto são premiadas em congresso nacional
Prof. Rodrigo Dornelas recebe certificados

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) premiou três projetos do campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), durante o 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, ocorrido em Joinville, Santa Catarina, entre os dias 8 e 11 de outubro.

Os projetos inscritos foram divididos em quatro departamentos: Linguagem; Saúde Coletiva; Voz; e Motricidade Orofacial. Neste, o núcleo de Fonoaudiologia de Lagarto conquistou o primeiro lugar, alcançando também o segundo lugar nos departamentos de Linguagem e Saúde Coletiva.

A coordenadora do núcleo de Fonoaudiologia, Raphaela Granzotti, ressalta que as ações contemplam os alunos – participando das campanhas, desde a elaboração até a execução - e a população – “nosso principal alvo a ser beneficiado”, reforça a coordenadora.

Para Raphaela, os prêmios conquistados são o reconhecimento do trabalho desenvolvido no campus. “Essas conquistas nos trazem grande alegria e satisfação e com certeza servirão de estímulo para que continuemos com as ações de educação em saúde no interior sergipano”, comemora.

O prêmio Mérito e Excelência em Fonoaudiologia é concedido pela SBFa às pesquisas científicas e ações de extensão que promovam a contribuição dos profissionais de fonoaudiologia à sociedade.

Dia de atenção à respiração oral

A campanha premiada em primeiro lugar foi realizada em seis municípios do interior sergipano: Lagarto, Salgado, Simão Dias, Boquim, Itabaiana e Frei Paulo. O objetivo foi promover a conscientização da população do interior de Sergipe sobre a respiração.

Com o alcance considerável de mais de 1.500 pessoas, a ação buscou conscientizá-las sobre as conseqüências da respiração oral. A partir da atuação de 34 estudantes do curso, o projeto desenvolveu diversas atividades:

- Distribuição de panfletos criados pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia;

- Elaboração de um vídeo (“Augusto na campanha da respiração oral”) e de um livro de histórias (“Respiração pela boca: não é brincadeira não”), divulgados na internet (Youtube, Facebook) e em oito escolas, nos turnos matutino e vespertino;

- Orientação, em diversos locais públicos, para a realização de auto-exame, alcançando cerca de 450 pessoas;

Campanha de Aleitamento Materno

Com o tema “Aleitamento materno: um ganho para toda a vida”, a ação – premiada em segundo lugar no departamento de Saúde Coletiva - buscou proporcionar interação entre a UFS/Lagarto, as instituições de saúde e comunidade, na promoção e prevenção da saúde materno-infantil, sensibilizando a população sobre as vantagens do aleitamento materno e do banco de leite materno. A atividade também promoveu a capacitação de agentes de saúde sobre a inter-relação da amamentação e saúde fonoaudiológica.

Na ação, estudantes de Fonoaudiologia e outros cursos do campus distribuíram panfletos – parte deles produzida pelo Banco de Leite, outros pelo Ministério da Saúde, e também elaborados pelos docentes do curso – durante as atividades.

Houve também palestras ao Grupo de Gestantes e profissionais da saúde da Maternidade de Lagarto, assim como a realização de testes relacionados ao aleitamento. Nas unidades de saúde, foi realizado o “Café com prosa”, priorizando a troca de experiências e informações. A campanha foi divulgada também nas rádios locais, com entrevistas de professores e profissionais da saúde.

1ª Campanha de linguagem da UFS/Lagarto

O objetivo da ação, segunda colocada no departamento de Linguagem, foi a promoção da saúde e do desenvolvimento infantil, em especial no aspecto da linguagem. Dessa forma, o enfoque foi para crianças de 0 a 5 anos, remetendo às instituições de educação infantil – estas surgiram, enquanto serviços sociais, em resposta às necessidades e aos direitos da mulher que trabalha.

Para que a participação de educadores e familiares seja realmente efetiva é preciso que eles tenham conhecimento sobre o desenvolvimento normal da linguagem e quais ações podem contribuir com esse processo. Buscando dar essa contribuição, o Núcleo de Fonoaudiologia promoveu a Campanha de Linguagem, optando como alvo as Creches Promotoras de Saúde, iniciativa da Organização Mundial da Saúde.

A iniciativa promoveu a capacitação de educadores na elaboração de ações educativo-pedagógicas, para promover o desenvolvimento infantil, em especial à comunicação e linguagem, através das atividades: atividades lúdicas com as crianças, elaboradas com a participação das educadoras; palestras para familiares e oficinas para educadores; fixação de murais informativos, com materiais confeccionados e distribuídos pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia; elaboração de uma cartilha de orientação sobre o desenvolvimento normal e desviante da linguagem em crianças de 0 a 6 anos de idade e atitudes que podem promover esse desenvolvimento saudável.