Seg, 20 de outubro de 2014, 14:16

Campanha de combate ao AVC terá atividades em Lagarto

A cidade de Lagarto participará da Campanha Mundial de AVC, promovida pela Rede Brasil AVC – organização não governamental criada para melhorar a assistência ao paciente acometido pelo Acidente Vascular Cerebral. É a primeira vez que uma cidade sergipana integra a ação.

A campanha é uma iniciativa para chamar a atenção da população sobre a doença: fatores de risco, sinais de alerta, tratamento e prevenção. Em Lagarto, as atividades serão organizadas pelo núcleo de Fonoaudiologia do campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) de Lagarto, iniciando nesta segunda-feira (20), com o treinamento e orientação aos alunos.

No “Dia mundial de combate ao AVC”, 29 de outubro, a campanha será concluída com uma caminhada na cidade de Lagarto, partindo do campus provisório da UFS, seguindo até a Igreja Matriz. O objetivo é estimular a atividade física, uma das formas de prevenir o AVC.

A partir do dia 30, a equipe do núcleo de Fonoaudiologia visitará, semanalmente, uma unidade de saúde. Por meio de questionários a serem aplicados aos pacientes dessas unidades, o grupo vai elaborar kits de orientação sobre a prevenção ao AVC, que serão encaminhados às pessoas abordadas.

Acidente Vascular Cerebral

O AVC ocorre subitamente em qualquer idade, sexo ou classe social. Ele é a segunda causa de morte no mundo, responsável por 6 milhões de mortes a cada ano, e a principal causa de incapacitação por conta das sequelas que pode deixar.

No Brasil, o AVC é a principal causa de morte – sendo considerado uma epidemia. A cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência desta doença, contabilizando 100 mil mortes anuais.

Em 2012, a Campanha Mundial de AVC utilizou o slogan “1 em 6”, a partir de estatísticas que mostram que, de cada 6 pessoas do mundo, pelo menos uma terá a doença. Neste ano, será utilizado também o slogan “Eu me importo”, enfatizando a importância do cuidado pós AVC - da família, dos cuidadores e das associações de suporte aos pacientes.

Outro lema que tem sido utilizado, “Tempo é cérebro”, ressalta a necessidade de urgência no socorro ao paciente: quanto antes ele tiver atendimento médico, menos seqüelas terá. Os principais fatores para evitar o AVC são: praticar atividade física regular, evitar fumo e álcool, realizar exames regulares, adotar alimentação equilibrada.