Qui, 30 de outubro de 2014, 14:18

Núcleo de Fonoaudiologia promove atividade no Dia Mundial de AVC
Núcleo de Fonoaudiologia promove atividade no Dia Mundial de AVC
Palestra no campus de Lagarto
Palestra no campus de Lagarto
Alunos e professores do Núcleo de Fonoaudiologia
Alunos e professores do Núcleo de Fonoaudiologia


O Núcleo de Fonoaudiologia realizou, na manhã de ontem (29), uma palestra com os estudantes do Curso, no campus da UFS de Lagarto. O evento, que marcou o Dia Mundial de combate ao AVC, serve como preparação para uma série de atividades que serão desenvolvidas nas próximas semanas, em prol da prevenção e combate à doença.


A partir da próxima semana, a equipe do núcleo de Fonoaudiologia visitará unidades de saúde de Lagarto. Por meio de questionários a serem aplicados aos pacientes dessas unidades, o grupo vai elaborar kits de orientação sobre a prevenção ao AVC, que serão encaminhados às pessoas abordadas.


O Acidente Vascular Cerebral


O AVC ocorre subitamente em qualquer idade, sexo ou classe social. Ele é a segunda causa de morte no mundo, responsável por 6 milhões de mortes a cada ano, e a principal causa de incapacitação por conta das sequelas que pode deixar.


No Brasil, o AVC é a principal causa de morte – sendo considerado uma epidemia. A cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência desta doença, contabilizando 100 mil mortes anuais.


Em 2012, a Campanha Mundial de AVC utilizou o slogan “1 em 6”, a partir de estatísticas que mostram que, de cada 6 pessoas do mundo, pelo menos uma terá a doença. Neste ano, será utilizado também o slogan “Eu me importo”, enfatizando a importância do cuidado pós AVC - da família, dos cuidadores e das associações de suporte aos pacientes.


Outro lema que tem sido utilizado, “Tempo é cérebro”, ressalta a necessidade de urgência no socorro ao paciente: quanto antes ele tiver atendimento médico, menos seqüelas terá. Os principais fatores para evitar o AVC são: praticar atividade física regular, evitar fumo e álcool, realizar exames regulares, adotar alimentação equilibrada.



Notícias UFS