Qui, 12 de novembro de 2015, 19:06

Prefeito de Lagarto reforça parceria com a UFS

O prefeito da cidade de Lagarto, Lila Fraga, recebeu, na tarde de ontem, 11, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Angelo Antoniolli, o diretor geral do Campus de Lagarto, Mario Adriano, e a diretora acadêmico-pedagógica, Adriana Carvalho. O objetivo do encontro foi consolidar a cooperação entre a UFS e a Prefeitura de Lagarto.

A gestão da UFS expôs as contribuições que o Campus da Saúde tem dado e que ainda oferecerá à comunidade lagartense, assim como a necessidade de ter a Prefeitura Municipal como parceira da instituição.

Para o reitor Angelo Antonioli, a segurança no entorno do Campus é um dos assuntos que exige sintonia entre Universidade e Prefeitura. “A comunidade acadêmica de Lagarto tem debatido sobre a falta de segurança que agora está atingindo alunos e servidores; dessa discussão, nasceu o Fórum Permanente de Segurança, uma iniciativa que requer o reforço dessa parceria com a Prefeitura”, enfatiza Angelo.

Os gestores da Universidade apresentaram, ainda, a atuação permanente de professores e estudantes dentro da comunidade, característica da natureza metodológica utilizada no Campus, que alia teoria à prática desde o primeiro ano dos cursos. “Esta interação continuada entre universidade e sociedade apresenta a necessidade elevada de transporte no município, outra frente em que a Prefeitura pode cooperar”, explica o reitor.

O diretor do Campus de Lagarto, Mario Adriano, ressaltou as contribuições que o Campus da Saúde tem dado à sociedade lagartense. “Um campus universitário totalmente focado na saúde pública, instalado no interior do nordeste, tem muito a contribuir com a região; os benefícios são imensuráveis, e serão ampliados ainda mais com a conclusão em breve de clínicas e laboratórios, que vão alavancar o atendimento direto à população, em quantidade e qualidade”, argumenta Mario.

Após a exposição dos benefícios e necessidades do Campus, o prefeito Lila Fraga afirmou sua disposição em fortalecer a cooperação com a instituição. “A prefeitura de Lagarto percebe a vinda da Universidade como um avanço para o município, sobretudo no impacto à saúde da população. Estou disposto a ajudar a Universidade no que a Prefeitura puder, pois essa parceria é benéfica para todos”, destacou o prefeito.

O prefeito se comprometeu com a busca por atender às reivindicações em relação ao transporte dos alunos no município, aproveitando os veículos já disponíveis na Universidade. O gestor assegurou, também, a colaboração da Prefeitura, dentro de sua atuação, para garantir a segurança da comunidade acadêmica no entorno do Campus.

Por fim, foi agendada uma visita do secretário Fábio Henrique à UFS de Lagarto, para pontuar ações que a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Semdurb) poderá oferecer, visando a limpeza da área aberta do Campus.

Ascom UFS/Lagarto

ascom.ufs.lagarto@gmail.com