Qui, 07 de janeiro de 2016, 13:09

Projeto de extensão realizará simpósio sobre Microcefalia

Novos números divulgados pelo Ministério da Saúde mantêm Sergipe como um dos estados com maior incidência de casos de microcefalia no Brasil. Mais um espaço para debater o tema será oferecido à comunidade: um projeto de extensão do Campus de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), promoverá o Simpósio Sergipano de Microcefalia, no próximo dia 16, a ser realizado no auditório da Faculdade José Augusto Vieira, localizado na Praça Nossa Senhora Aparecida, número 40, bairro Cidade Nova (próximo ao Parque Zezé Rocha).

O evento é organizado pela Liga Acadêmica de Infectologia e Medicina Tropical de Sergipe (LAIMT), projeto de extensão do Departamento de Medicina, que envolve atualmente 12 alunos (2 bolsistas e 10 voluntários) e é coordenado pelo professor Marco Aurélio de Oliveira Góes.

Para o professor, o aumento do número de casos de microcefalia no Brasil, especialmente em Sergipe - 146 ocorrências, segundo boletim de 05/01/16, do Ministério da Saúde -, motivou a realização do Simpósio. “É fundamental que a discussão sobre a doença seja ampliada, por isso o LAIMT buscou reunir, neste evento, as maiores referências estaduais na área”, explica Marco Aurélio.

A microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal - o Ministério da Saúde vem adotando a medida padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 32 cm, para a triagem de bebês suspeitos da doença.

As microcefalias podem ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como as substâncias químicas, agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação. A correlação entre o aumento de casos de microcefalia e o Zika vírus (transmitido pelo mosquito Aedes aegypti) é uma das hipóteses que estão sendo levantadas pela investigações em andamento do Ministério da Saúde.

Programação do evento

.