Sex, 06 de maio de 2016, 11:16

Projeto sobre saúde ‘Trans’ é premiado em congresso de psiquiatria

A sexualidade e seus matizes têm gerado debates em diversos segmentos da sociedade. No primeiro Congresso Brasileiro de Psiquiatria Forense - realizado em Belo Horizonte (MG), nos dias 29 e 30/04 -, a(s) sexualidade(s) e suas implicações no âmbito psiquiátrico e jurídico foi o tema escolhido. Coube a uma iniciativa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Campus de Lagarto, a premiação de melhor trabalho do primeiro dia do evento.

O trabalho intitulado “GTTrans: uma proposta de estudo de gênero em um campus da saúde para combater a transfobia institucional” foi apresentado, em pôster, pelo estudante de medicina José Humberto Guimarães Santos, que participa do projeto.

A iniciativa surgiu a partir de debates com grupos transexuais e travestis, que reclamavam do preconceito e dificuldades em atendimentos no sistema público de saúde. Os professores Kelly Silva e Rodrigo Dornelas decidiram, então, criar o projeto GTTrans (Grupo de Trabalho Trans), propondo provocar no meio acadêmico discussões sobre identidade de gênero e o acesso da população Trans aos serviços de saúde.

Por se tratar de um Campus voltado exclusivamente a cursos na área de saúde, os docentes viram em Lagarto a oportunidade de capacitar os profissionais e estudantes a lidarem com as necessidades especificas de mulheres e homens trans.

Os idealizadores da iniciativa, Rodrigo Dornelas e Kelly Silva - do Departamento de Fonoaudiologia do Campus de Lagarto -, comemoraram o resultado. “O prêmio serve de estímulo para que continuemos neste percurso de possibilitar aos estudantes e futuros profissionais em saúde uma aproximação das ‘identidades T’ de forma não opressora e condizente com a autonomia e necessidades das pessoas trans, na perspectiva da despatologização”, manifestaram os professores. “Além disso”, completam, “ratifica a importância da discussão sobre o combate à transfobia dentro das instituições”.

Orientados por Rodrigo e Kelly, participam do projeto os estudantes Priscilla Daiana Figueiredo Souza (Enfermagem); Thaynara Santos (Medicina); Izabella de Almeida Oliveira (Fonoaudiologia) e José Humberto Guimarães.

Presente ao evento, José Humberto destaca a importância da premiação como estímulo aos participantes do Grupo. “Trago esse prêmio como mais um estímulo para continuarmos com o trabalho do ambulatório e do GTTrans”, pontua. “A necessidade de se debater o tema do acesso à saúde por transexuais se mostra, não só pela aceitabilidade do trabalho, mas também pelas discussões travadas no congresso”, ressalta o estudante. “Dessa maneira”, completa, “acredito que estamos dando um grande passo para a melhoria dos serviços de saúde e inclusão das pessoas transexuais”.

Congresso Brasileiro de Psiquiatria Forense

Com o tema “Sexualidades: Interface entre Psiquiatria e Direito”, o I Congresso Brasileiro de Psiquiatria Forense foi idealizado e promovido pelos programas de residência em Psiquiatria Forense do Instituto Raul Soares e pelo Hospital das Clínicas da UFMG.

O Congresso procurou reunir grandes autoridades da Psiquiatria Forense do país, para debater a(s) Sexualidade(s) e suas implicações no âmbito psiquiátrico e jurídico, buscando incentivar o enriquecimento formativo daqueles que estão direta e indiretamente envolvidos nas complexidades que envolvem o tema.

Marcilio Costa

Jornalista – UFS/Lagarto