Seg, 29 de agosto de 2016, 11:16

Novos estudantes são recebidos em Semana do Acolhimento
Programação segue até sexta-feira, 02 de setembro

Mais um ano letivo começa para os estudantes do Campus de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para receber os calouros, os discentes veteranos – através de suas organizações estudantis – e a administração do Campus realizam a Semana do Acolhimento.

Prosseguindo até a próxima sexta-feira, 02 de setembro, a Semana teve sua abertura na manhã desta segunda-feira, 29-08, com a presença do reitor da UFS, Angelo Antoniolli, além da direção do Campus, servidores, professores e, claro, o corpo discente.

Clique aqui para ver a programação completa

Angelo Antoniolli deu as boas-vindas, convocando os novos estudantes a “construir” a Universidade. “Não como um supermercado”, enfatiza, “mas com envolvimento, através da construção coletiva”.

Reitor Angelo Antoniolli dá as boas-vindas aos calouros

O reitor fez questão de destacar ainda que o Campus de Lagarto é o único do país que tem todos os cursos funcionando na metodologia PBL (sigla, em inglês, para Ensino Baseado em Problemas). O modelo prevê uma participação ativa do estudante no processo de aprendizagem, com ênfase na integração entre prática e teoria.

A diretora acadêmico-pedagógica do Campus, professora Adriana Carvalho, também ressaltou a proposta metodológica como diferencial da UFS de Lagarto. “É um Campus que cativa, porque lida com o lado humanístico da educação, sensibilizando professores e estudantes”, defende.

Adriana Carvalho, diretora acadêmico-pedagógica

O método PBL atrai a atenção de quem está escolhendo o curso e a instituição onde irá estudar, como também faz gerar ansiedade para os futuros universitários. É o caso da caloura de medicina, Kaísa Silva Nascimento. “Além de toda a novidade, de sair da minha cidade para estudar em Lagarto, a proposta pedagógica dá um pouco de apreensão, porque não conheço”, revela a baiana de Vitória da Conquista.

Kaísa Nascimento e Vitória Santos, novas amigas e estudantes de Medicina e Farmácia, respectivamente

Mas para enfrentar essa nova etapa em sua vida, Kaísa já tem uma parceria, a nova amiga Vitória Oliveira da Silva Santos, caloura de Farmácia. Vitória também é baiana, mas de Paulo Afonso – distante cerca de 800km de Vitória da Conquista –, e explica sua vinda para Lagarto. “Demorei a escolher o curso, por isso estou muito ansiosa e empolgada”, comemora a discente.

As novas amigas, no entanto, não se conheceram na UFS, mas na igreja que frequentam. “Fomos sexta-feira à igreja em Lagarto, onde nos conhecemos”, relata Kaísa. “Daí surgiu a amizade e decidimos vir juntas confirmar a matrícula”, completa Vitória.

História

O reitor Angelo Antoniolli salientou que sua presença em Lagarto na manhã desta segunda-feira o fez lembrar a história do Campus. “Ele não surgiu do nada, foi intensamente trabalhado por outras gerações”, frisa.

“O Campus de Lagarto”, prossegue Antoniolli, “surgiu num importante momento em que o governo federal expandiu o ensino superior no país, tendo em Sergipe o apoio e a forte atuação do saudoso governador Marcelo Déda”, recorda.

Estudante recebe, simbolicamente, doação de livros da Funesa, através do seu presidente, Adriel Alcântara (à direita)

Doação

Na solenidade de abertura da Semana de Acolhimento, o presidente da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Adriel Correia Alcântara, informou à comunidade acadêmica a doação de livros para a Biblioteca do Campus de Lagarto.

Marcilio Costa

Jornalista – UFS/Lagarto