Ter, 13 de setembro de 2016, 17:06

Projeto pretende contribuir na adaptação dos estudantes à vida universitária
Objetivo é ajudar os discentes na transição do ensino médio para a universidade e suas metodologias pedagógicas

Ingressar na universidade pode ser um desafio para qualquer estudante. Sobretudo quando há uma proposta metodológica diferente daquela a que se está acostumado. Um projeto articulado por profissionais do Campus de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), intitulado "Adaptação à vida universitária: orientações para o estudo em metodologias ativas", pretende facilitar essa transição para os calouros.

As inscrições para participar do projeto começaram nesta segunda-feira, 12, e seguem até a próxima sexta-feira, 16. O aluno interessado deve procurar a Divisão Pedagógica (Dipe), que fica no Departamental do Campus de Lagarto, nos horários de 7h às 12h e das 13h às 17h.

Objetivo é contribuir no processo de adaptação à vida universitária dos estudantes calouros

O Campus adota as chamadas “metodologias ativas” como proposta de ensino-aprendizagem, um modelo provavelmente desconhecido pela maioria dos discentes que ingressam na universidade. Por outro lado, o ingresso no ensino superior já implica uma série de mudanças na vida dos discentes, envolvendo os aspectos pessoais e interpessoais.

Percebendo essa necessidade de adaptação, evidenciada através dos atendimentos psicopedagógicos, alguns setores do Campus de Lagarto resolveram ampliar essa rede de apoio e oferecer um projeto-piloto no intuito de auxiliar os novos estudantes na melhoria e aperfeiçoamento de suas práticas de estudo, assim como, sensibilizá-los para atitudes psicológicas favoráveis a melhor adaptação ao contexto acadêmico.

O objetivo é contribuir no processo de adaptação à vida universitária dos estudantes calouros, colaborando com a autonomia, a curiosidade no aprender a aprender, nas tomadas de decisões individuais e coletivas inerentes ao contexto acadêmico.

A iniciativa envolve profissionais da pedagogia, psicologia e biblioteconomia, abrangendo a Divisão Pedagógica (Dipe), Divisão de Assistência Estudantil (DAE) e a Biblioteca de Lagarto (Bilag).

Atualizado em: Ter, 13 de setembro de 2016, 17:23