Seg, 12 de setembro de 2016, 17:57

Em parceria com a UFS, nova unidade do Ipesaúde é inaugurada em Lagarto
Cooperação prevê atuação de cursos do Campus da Saúde na unidade

Os servidores públicos estaduais de Sergipe que moram na região centro-sul do estado terão uma nova e qualificada estrutura de serviços em saúde. O governo do estado inaugurou na sexta-feira, 09, a nova unidade regional do Ipesaúde, em Lagarto. A unidade, que homenageia Nourival da Silva Santos, o “Seu Louro”, funcionará em parceria com o Campus da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O Plano de Assistência à Saúde do Estado de Sergipe (Ipesaúde) é uma autarquia que tem por finalidade promover ações de saúde para os servidores públicos estaduais, civis e militares, por meio de serviços próprios e, se necessário, complementados por meio de entidades e/ou unidades de saúde credenciadas. A unidade de Lagarto prestará aos associados consulta farmacêutica, atendimentos médicos, odontológicos, de fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, além dos serviços de marcação de exames eletivos, emissão de guias para procedimentos diversos, atualização cadastral e renovação de carteirinhas.

A nova unidade de Lagarto terá um reforço de qualidade. Com a parceria entre governo e UFS, professores e estudantes do Campus da Saúde utilizarão o espaço como mais um centro de aprendizagem, a exemplo do que ocorre com o Hospital Regional de Lagarto (transformado em hospital-escola) e Clínicas de Saúde do município, e, em contrapartida, prestarão suporte a especialidades oferecidas pela unidade – inicialmente, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Odontologia.

Governador Jackson Barreto: "Eu fico emocionado com essa parceria"

O governador do estado, Jackson Barreto, festejou a cooperação. “Eu fico emocionado com essa parceria, com a expectativa de haver oito especialidades na área de saúde envolvidas neste projeto, com participação acadêmica”, enfatizou Jackson. “A propósito”, assegura o governador, “Lagarto é outra depois da UFS: é uma cidade diferenciada depois da chegada da universidade”.

Angelo Antoniolli, reitor da UFS, por sua vez, defendeu que a importância da universidade acontece principalmente com as parcerias. “Não adiantaria trazer mil doutores sem interagir com a comunidade”, pontua. “Não é para nós, para nossa vaidade”, prossegue Angelo, “assumimos essas parcerias para atender as demandas da população”.

Angelo Antoniolli, reitor da UFS: “Não adiantaria trazer mil doutores se não houver interação com a comunidade”

O diretor do Campus da Saúde de Lagarto, Mario Adriano dos Santos, explicou como foi articulada a cooperação entre a UFS e o Ipesaúde. “Os professores participaram da elaboração da unidade, tudo foi planejado conforme a prática acadêmica, prevendo inclusive espaço para salas de aulas”, diz. Mario acredita que as duas instituições têm muito a ganhar. “A unidade está impecável, com equipamentos de qualidade; e teremos aqui professores mestres e doutores, com seus alunos, qualificando os serviços prestados”, ressalta.

A liberdade acadêmica foi uma garantia prevista na parceria, segundo explica a professora Alaíde Hermínia de Aguiar, que assessora a Reitoria nos projetos de ensino e serviços. “Essa cooperação é genuína do campus de Lagarto, que já possui em sua metodologia a previsão de integração entre teoria e prática desde o primeiro módulo; o objetivo da Reitoria foi de que esta colaboração se desse com total liberdade para o sistema acadêmico”, enalteceu.

Mario Adriano, diretor do Campus de Lagarto: “A unidade está impecável, com equipamentos de qualidade"
Assessora da Reitoria, Alaíde de Aguiar: parceria genuína para um campus que já prevê integração entre teoria e prática

Homenagem

A unidade do Ipesaúde Lagarto homenageia Nourival da Silva Santos. Conhecido como “Seu Louro”, o empresário faleceu dia 03 de janeiro de 2014, aos 79 anos de idade. Nourival era bastante conhecido em Lagarto, onde inclusive teve breve militância política.

Filho do homenageado, o ex-secretário estadual de saúde e ex-deputado federal, Rogério Carvalho, é professor licenciado da Universidade Federal de Sergipe. “É com muita gratidão que recebemos essa homenagem”, diz Rogério. “Meu pai teve sua vida inteira em Lagarto, aqui ele construiu muitas relações, e essa dedicatória eterniza seu nome na cidade”, assinalou o professor.

Marcilio Costa

Jornalista - UFS/Lagarto