Sex, 16 de setembro de 2016, 16:51

Campus de Lagarto promoverá evento em prol do Setembro Amarelo
Atividades acontecerão nos dias 28 e 29 – confira a programação

O Campus de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), aderiu à campanha Setembro Amarelo e realizará um evento nos dias 28 e 29 deste mês (programação ao final da matéria). No primeiro dia, as atividades serão realizadas no Cinema do prédio da Vivência. A programação do dia 29 acontecerá em salas do prédio Departamental. As inscrições, voltadas para os estudantes do Campus, deverão ser feitas presencialmente no dia da abertura. Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Bannersite

Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. O evento realizado pela UFS/Lagarto, em alusão ao mês de prevenção ao suicídio, busca contribuir com a conscientização a respeito do tema. Sobretudo, por se tratar de um Campus que promove a formação de futuros profissionais da saúde. A campanha Setembro Amarelo acontece desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), hoje envolve diversas instituições e organizações.

Atualizado em: Ter, 20 de setembro de 2016, 15:48