Sex, 30 de setembro de 2016, 09:14

Setembro Amarelo: Campus discute prevenção ao suicídio
Objetivo foi debater com universitários a importância de falar sobre o tema

Integrando a Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e valorização da vida, o Campus de Lagarto da UFS, com o apoio do Centro de Valorização da Vida de Sergipe, realizou, durante dois dias, atividades voltadas para o aprofundamento do assunto. Com o tema Quebrando Tabus, a programação iniciou nesta quarta-feira, 28, prosseguindo até a quinta-feira, 29, no Cinemetrópole, prédio da Vivência.

De acordo com Adriana Carvalho, diretora Acadêmico-Pedagógico do Campus de Lagarto, a realização do evento tem como objetivo trazer pra dentro da Universidade esta campanha, “na qual tentamos mostrar para os universitários a importância de falar sobre o tema, de detectar sinais que o individuo lança quando ele está com essa ideação suicida e tentarmos prevenir”.

Adriana Carvalho, diretora Acadêmico-Pedagógica

No Brasil, o Setembro Amarelo teve as primeiras atividades apenas em Brasília, em 2014. Já no ano passado, as ações alcançaram todas as regiões do País. A campanha foi instituída em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e data principal é 10/09, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. De acordo com a OMS, 800 mil pessoas se suicidam por ano, ou uma a cada 40 segundos.

Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

Atualizado em: Sex, 30 de setembro de 2016, 09:43