Seg, 10 de outubro de 2016, 09:50

Departamento de Medicina promove curso sobre uso de antibióticos na III SEMAC
Tema faz parte da III Semana Acadêmica de Medicina

O Departamento de Medicina de Lagarto promove no dia 20/10, das 8h às 17 h, na Sala de Acesso Digital da Biblioteca, o curso “O uso de antibióticos em situações”. O evento busca apresentar aos estudantes as principais indicações de antibióticos sob o ponto de vista das diversas especialidades médicas. O curso tem o apoio dos alunos do projeto de extensão da Liga Acadêmica de Infectologia e Medicina Tropical. A coordenação é do professor Marco Aurélio de Oliveira Góes.

Devido à complexidade do tema e a importância dele na formação médica este assunto foi escolhido como tema da III Semana Acadêmica de Medicina, evento que ocorre durante a III Semana Acadêmico Cultural, III SEMAC, de 17 a 21 de outubro, em todos os campi da Universidade Federal de Sergipe.

As inscrições no curso estão sendo feitas pela internet, no site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, SIGAA, pelo link https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/home.jsf.

Antimicrobianos

Os antimicrobianos são substâncias naturais (antibióticos) ou sintéticas (quimioterápicos) que agem sobre microorganismos inibindo o seu crescimento ou causando a sua destruição. É a segunda classe de droga mais utilizada sendo responsável por 20 a 50% das despesas hospitalares.

É prescrita em larga escala em atendimentos ambulatoriais. Esta ampla utilização de antimicrobianos pode afetar de forma significativa não somente a microbiota do paciente que o utiliza, mas também a ecologia microbiana dos outros pacientes. O uso racional dos agentes antimicrobianos é importante em situações de diversas complexidades e nas diversas áreas da medicina.

Sala de acesso digital da Bilag: sede do curso de antibióticos, dia 20/10, de 8hàs17h
Atualizado em: Seg, 10 de outubro de 2016, 09:55