Sex, 24 de fevereiro de 2017, 17:18

Profissionais e alunos levam música a pacientes do Hospital Universitário de Lagarto
Atividades são realizadas às quintas-feiras

Alunos de graduação de fisioterapia e de enfermagem e residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde e funcionários do Hospital Universitário de Lagarto, cantaram músicas na Unidade de Terapia Intensiva e nas Enfermarias nesta quinta-feira, 24.

As atividades, programadas para ocorrerem uma vez por semana, iniciaram no último dia 17. O grupo passa em todos os leitos e pergunta qual a música o paciente gostaria de ouvir. Caso o enfermo não tenha possibilidade de responder, o acompanhante informa a música ou estilo.

Segundo a coordenadora do Programa de Residência e Supervisora do Estágio de Fisioterapia da UTI, professora Telma Cristina Fontes Cerqueira, o objetivo é amenizar a tensão e o estresse do ambiente hospitalar, especialmente da UTI.

“A música torna o clima mais leve, mais humano, promovendo o bem-estar e descontração para os pacientes, familiares e funcionários”, explica a professora Telma. De acordo com a docente, alguns estudos científicos demonstram que a música pode reduzir alguns sintomas e tem sido utilizada para algumas doenças.

Alunos e profissionais levam música e alegria para os pacientes do Hospital universitário de Lagarto

Ambiente mais acolhedor

“O simples fato de cantar dentro do hospital torna o ambiente um pouco mais energizado, um pouco mais acolhedor”. Esta é a opinião da estagiária de Fisioterapia, Graciele Silva Santos. Ela afirma que pela primeira vez ouviu-se um som diferente dos ruídos emitidos pelos aparelhos, dos alarmes e das conversas. Talvez aquele momento, descreve Graciele, eles tiraram o foco da dor, do estresse e nos ouviram.

Além da Assistência

Para a professora voluntária da UFS e fisioterapeuta da UTI do Hospital, Leila Fernanda Oliveira de Jesus Cardoso, a atividade vai além da assistência e busca melhorar os dias dos pacientes que necessitam de maiores cuidados.

Experiência gratificante

Na avaliação do Terapeuta Ocupacional e residente do Programa de Atenção Hospitalar à Saúde, Danilo de Menezes Araujo, “está sendo gratificante na formação de residente ter o contato e interação com outros profissionais locais e estagiários, atuando em equipe multiprofissional também no desenvolvimento desta atividade”.

Atualizado em: Sex, 24 de fevereiro de 2017, 17:47