Seg, 06 de março de 2017, 12:49

Ambulatório de Saúde Integral da Pessoa Trans reinicia suas atividades
Unidade é a primeira do Estado de Sergipe a atender pessoas que buscam realizar o Processo Transexualizador

O Ambulatório de Saúde Integral da Pessoa Trans, administrado pelo Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, retomou os atendimentos a partir desta segunda-feira,6. Os atendimentos serão realizados às segundas, de 8h às 12h, e às quintas-feiras, 8h às 12h e de 13h às 17h, no segundo andar da Galeria Comercial José Augusto Vieira, que fica no endereço: Rua Doutor Laudelino Freire, 184, perto da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, no Centro de Lagarto.

De acordo com um dos coordenadores do Ambulatório e professor do Departamento de Fonoaudiologia da UFS Lagarto, Rodrigo Dornellas, atualmente 40 usuários e usuárias sendo atendidos. Segundo o professor, o Ambulatório passa por processo de habilitação e para isso estão agendadas reuniões com a Secretaria de Saúde Lagarto e do Estado Sergipe.

Entre setembro e outubro de 2016, representantes do Ministério da Saúde realizaram uma visita técnica ao Ambulatório. Segundo o professor houve um parecer positivo sobre a estrutura que Lagarto oferece, “O Ministério da Saúde ressalta que temos um quantitativo de profissionais maior que a Portaria que regulamente o Processo Transexualizador exige. A gente tem muito mais especialidades para fazer o acompanhamento integral da saúde das pessoas Trans”, explica. Outro aspecto atestado na visita técnica foi que o Ambulatório de Sergipe é o terceiro instalado no nordeste e o primeiro que acontece no interior de um Estado.

A Portaria nº 2803, de 19 de novembro de 2013, do Ministério da Saúde, que redefine e amplia o Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde define que o estabelecimento em Atenção Especializada no Processo Transexualizador- modalidade ambulatorial deverá contar com no mínimo: 1 psiquiatra ou 1 psicólogo, 1 assistente social, 1 endocrinologista ou 1 clínico geral e 1 enfermeiro. Em Lagarto, a equipe de profissionais é composta por psicólogos, fonoaudiológos, nutricionistas, endocrinologista,ginecologista, enfermeiro, psiquiatra e assistente social.

Serviço diferencial

Usuária do Ambulatório Trans e presidente da Associação de Travestis de Lagarto, Jeany Martins relata que , “é um diferencial que a gente vê das Unidades Básicas de Saúde e das Clínicas de Referência”. Ela afirma que a localidade é boa até para pessoas de fora, a exemplo de Aracaju, Simão Dias, Salgado, Riachão do Dantas, pois fica no Centro de Lagarto. Jeany ressalta que há parceria com os municípios para que ajudem no transporte dos usuários e das usuárias, já que a maioria das travestis, segundo a presidente, não tem emprego e ficariam impossibilitados de vir a Lagarto. Sobre o atendimento, tem uma avaliação positiva. “Eles agendam certinho. Comunicam antes. Eles colocam e vêem se aquela data é possível”.


Atualizado em: Qua, 08 de março de 2017, 11:35