Qua, 08 de março de 2017, 08:20

Reunião marca início das atividades dos Programas de Residência da UFS em Lagarto
Evento foi realizado no miniauditório da Biblioteca

Docentes, residentes, tutores, preceptores e coordenadores dos Programas de Residência Multiprofissional de Atenção Hospitalar à Saúde e de Saúde da Família e de Programa de Residência Medicina da Família participaram da Reunião Inaugural das Residências, nesta terça-feira,7,no miniauditório da Biblioteca do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, no Campus de Lagarto. A solenidade marcou o início das atividades, que começaram nesta segunda-feira, 6.

A mesa solene foi composta pela diretora geral do Campus de Lagarto, professora Adriana Carvalho, a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional de Atenção Hospitalar à Saúde, professora Telma Cristina Fontes Cerqueira, do coordenador de Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde da Família, professor Frederico Leão Pinheiro, do Programa de Residência de Medicina da Família, Giovana Bacilieri, a coordenadora municipal de Atenção Básica, Daniela Souza e pelo superintendente da Ebserh do Hospital Universitário de Lagarto, Valter Joviniano.

Em seu discurso, a diretora geral, Adriana Carvalho, disse que estava emocionada por ver as três residências atuando de forma integrada. “Começar a Residência Médica com esta proposta de integração com as residências multiprofissionais que já temos aqui é um grande avanço. Acaba tornando este momento ímpar. Vocês estão fazendo história”, disse.

A diretora afirmou que o Campus de Lagarto tem uma função social muito forte. “Nosso papel aqui como Universidade pública e com um Programa Público é fortalecer o Sistema Único de Saúde, o serviço público de saúde”. Ela expressou que era um momento para ficar registrado na história do Campus, em funcionamento há seis anos. “Aproveitem o máximo que o Programa tem para oferecer para vocês e ofereçam o máximo que vocês possam para o Programa”, incentivou.

Ao se dirigir à coordenadora municipal de Atenção básica da Prefeitura de Lagarto, a professora Adriana também agradeceu a parceria. “Nós somos felizes de vocês estarem sempre como parceiros da gente, abrindo as portas, ajudando a gente”, declarou. O agradecimento também foi dirigido à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Residência Multiprofissional

O curso de Residência Multiprofissional em Saúde tem característica de pós-graduação lato sensu, na modalidade de treinamento em serviço em unidade hospitalar e nas redes conveniadas de saúde.

O tempo de duração é de dois anos e a carga horária mínima prevista é de 5.760 horas, sendo 60 horas semanais. O regime é de dedicação exclusiva em tempo integral. As atividades teóricas abrangem 20% da carga horária total, os demais 80% ficam para as atividades práticas e teórico-práticas de formação em serviço. O valor das bolsas é de R$ 3330,43.

Segundo o último Edital, O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, na área de concentração em Atenção Hospitalar à Saúde, destina-se aos profissionais graduados nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional, com graduação em nível superior obtida em Instituições de Ensino Superior (IES), em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Em Lagarto, conta com 2 residentes de fisioterapia, 2 de terapia ocupacional, 2 de fonoaudiologia, 2 de enfermagem, 2 de nutrição, 2 de farmácia.

Já o Programa de Residência Integrada Multiprofissional de concentração na Saúde da Família é destinado aos profissionais graduados nas áreas de enfermagem, farmácia, psicologia e terapia ocupacional, com graduação em nível superior obtida em Instituições de Ensino Superior (IES), em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). São 3 residentes de Enfermagem, 1 para farmácia, 1 para psicologia, 1 para terapia ocupacional.O Hospital Universitário de Lagarto é o local onde atuam os profissionais destes programas.

Mesa solene na Reunião Inaugural das atvidades dos Programas de Residência da UFS/Lagarto

Residência Médica

Também caracterizado como curso de pós-graduação lato sensu, o Programa de Residência Médica proporciona treinamento em serviço.Destina-se a médicos Brasileiros ou formados em Escolas Oficiais, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e a médicos com diploma estrangeiro devidamente revalidado no Brasil e com visto de permanência regular no Ministério da Justiça.

No HUL/UFS, o Progama de Residencia de Medicina na Família será realizado em período integral de 60 horas semanais estabelecidas de acordo com a legislação específica da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Os residentes tem direito à bolsa de estudo cujo valor é de R$ 3330,43, alimentação, 2 jalecos por ano.

Atualizado em: Qua, 08 de março de 2017, 09:03