Qua, 08 de março de 2017, 09:35

Alunos de Fisioterapia realizam ações de conscientização sobre LER/DORT
Atividades recordam Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT, em 28 de fevereiro

Os alunos de Fisioterapia, dos 3º e 5º Ciclos e do Projeto de extensão Escola de Posturas, realizaram nesta quinta-feira, 9, de 8h às 17h um dia de atividades de conscientização e de Avaliação Ergonômica do Trabalho (AET) dos técnicos-administrativos lotados no Campus Professor Antonio Garcia Filho, em Lagarto. As ações foram planejadas em comemoração ao Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforço Repetitivo e aos Distúrbios Osteos Musculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort), em 28 de fevereiro.

Coordenados pelas professoras Neidimila Aparecida Silveira (3º Ciclo) e Giselle Dósea (5º Ciclo), os discentes visitaram os postos de trabalho dos servidores para as análises e orientações e foram às obras do Campus onde conversaram com trabalhadores da construção civil. No Centro de Simulações e Práticas, a professora Giselle Dósea explicou que "os próprios alunos elaboraram um roteiro para visita, onde fizeram avaliações ergonômicas, e aplicaram questionários para avaliação de sintomas de distúrbios osteomusculares". Os discentes explicaram quais exercícios que podem ser executados durante a jornada de trabalho e usaram cartazes com imagens de orientações posturais e ergonômicas a serem adotadas.

Sob a coordenação da professora Ana Maria Braga, os alunos do Projeto de Extensão "Escola de Posturas" realizaram atividades de orientação postural e de relaxamento na sala 2 do Centro de Vivência.

Às 10h e às 15h, foram realizadas atividades de ginástica laboral para os técnicos-administrativos e para a comunidade acadêmica.

LER/DORT

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são danos decorrentes do uso excessivo do sistema musculoesquelético e da falta de tempo para recuperação. São caracterizados por diversos sintomas, simultâneos ou não, que aparecem de forma insidiosa, tais como dor, formigamento, sensação de peso e fadiga.

Existem diversos fatores de risco para o desenvolvimento de LER/DORT, como a organização do posto de trabalho, fatores emocionais e psicológicos, carga de trabalho, ausência de pausas, posturas inadequadas entre outros. Por isso, é importante pensar na prevenção dessas lesões, através de alongamentos, posturas corretas e adequação do posto de trabalho.

Atualizado em: Qua, 08 de março de 2017, 10:02