Seg, 13 de março de 2017, 08:21

Residentes veteranos promovem "Trote do Bem"
O objetivo foi estimular os novatos a conseguirem voluntários para cadastro de doadores de medula óssea

Veteranos dos Programas de Residências Multiprofissionais de Atenção Hospitalar à Saúde e de Saúde da Família da Universidade Federal de Sergipe realizaram nesta sexta-feira, 10, o “Trote do Bem”.

O evento foi planejado para convidar os 18 residentes ingressantes dos Programas de Residências, 11 de Atenção Hospitalar à Saúde, 6 de Saúde da Família e 1 de Medicina da Família, em conseguir voluntários para doarem uma amostra de 4ml de sangue e integrarem o cadastro do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

A atividade teve o apoio do Centro de Hemoterapia de Sergipe(HEMOSE) e foi realizada na Sala 2 do Centro de Vivência do Campus Professor Antonio garcia Filho. No total, foram 259 pessoas cadastradas. À medida que chegavam, os voluntários recebiam uma ficha para preencher com dados pessoais e depois se dirigiam à sala para a coleta de sangue.

Cartaz do "Trote do Bem" com assinatura dos voluntários

Uma das líderes do “Trote do Bem” e enfermeira do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar de Saúde, Sílvia Caroline Chaves Barbosa, explica que a cota de cada residente calouro foi trazer pelo menos cinco voluntários. Na opinião da residente, o evento ajudou a esclarecer o significado de doação de medula óssea. “Ainda tem muita gente desinformada mesmo no meio acadêmico e muita gente com receios de situações que não são reais, tremores e medos que não são reais”, explicou.

Voluntária aguarda procedimento de coleta de sangue

Formada em fonoaudiologia pela UFS em Lagarto em 2015 e caloura do Programa de Residência Hospitalar de Saúde, Olga Elisabete de Oliveira Brito revela que achou o evento bem interessante e diferente de alguns trotes tradicionais, quando os calouros são pintados no rosto. “A princípio nos informaram sobre esse trote. Nada que vá sujar, do bem mesmo. A gente foi em todas as salas do bloco A, bloco B, biblioteca, chamar gente para coletar sangue. A participação do pessoal foi muito boa”, conta. Olga disse que todos os integrantes da Residência de Atenção Hospitalar alcançaram a meta.

Residentes novatos e veteranos que participaram do "Trote do Bem"

Hemose

Para a gerente de captação de doadores de sangue e de medula óssea do Centro de Hemoterapia de Sergipe, Rozeli Dantas,o trabalho realizado pelo Hemose e pelos residentes é importante pois falta, na opinião da gerente, mais divulgação para que as pessoas tenham mais conhecimento e comecem a se engajar por uma causa tão importante. “A partir do momento que eles fazem esse cadastro, estão incentivando outras pessoas e a outros locais de uma forma geral a fazerem esse ato de amor e de solidariedade”, declarou. O Hemose realiza atendimento para interessados em integrar o cadastro em Aracaju, na avenida Variante 1, S/N, bairro Capucho, no Centro Administrativo Governador Augusto Franco próximo ao Hospital de Urgência de Sergipe.

Redome

Criado em 1993 em São Paulo, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) reúne informações de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante. Desde 1998, é coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Rio de Janeiro.

Segundo informações do site do Redome, mais de 4.000 milhões de doadores estão cadastrados. É o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo e pertence ao Ministério da Saúde, sendo o maior banco com financiamento exclusivamente público. Anualmente são incluídos mais de 300 mil novos doadores no cadastro. O registro americano conta com quase 7,9 milhões e o alemão, com cerca de 6,2 milhões. Ambos foram desenvolvidos e são mantidos com recursos primordialmente privados.

O Centro de Transplantes de Medula Óssea (CEMO/INCA) é responsável pela coordenação técnica e a Fundação do Câncer pela operação do REDOME, conforme publicado na Portaria nº 2.600, de 21 de outubro de 2009, do Ministério da Saúde.

Atualizado em: Seg, 13 de março de 2017, 10:55