Seg, 13 de março de 2017, 13:04

Departamento de Farmácia de Lagarto implanta Centro de Informações sobre Medicamentos
O objetivo é promover o uso racional de medicamentos a partir do serviço de informações técnicas e científicas

O Departamento de Farmácia do Campus Professor Antonio Garcia Filho (DFAL), em Lagarto, criou no último dia 16 de janeiro, com o apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Centro de Informações sobre Medicamentos (Cimufs-LAG).

A unidade foi pensada para prestar serviços de informações científicas e técnicas, atendendo as necessidades tanto de profissionais da área da saúde, quanto da população em geral, tendo como objetivo promover o uso racional de medicamentos (URM), seguindo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As atividades estão previstas para iniciar em julho deste ano. Restam acertos sobre quantitativo de salas, espaço de instalação e acesso à internet. Até o início dos serviços, o DFAL pretende divulgar os canais oficiais de contato como email e telefone.O funcionamento do Cimufs-LAG será de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, no Hospital Universitário de Lagarto.(HUL).

O atendimento ao público será realizado pela manhã ou à tarde conforme a disponibilidade da equipe. No HUL, serão prestadas informações ativas e passivas sobre os medicamentos. As primeiras serão originadas a partir das necessidades da população e dos profissionais de saúde. Enquanto as últimas surgirão segundo demandas gerais como esclarecimentos sobre notícias que saem na mídia ou em grupos de redes sociais.

O Cimufs-LAG terá como base de atuação o direito fundamental do cidadão à informação, consagrado no Artigo 5º da Constituição Federal. Devido o aumento crescente de fármacos, do uso irracional de fitoterápicos, dos riscos toxicológicos e das resistências microbianas gerou-se uma percepção da equipe do Centro em disseminar informações rápidas e práticas.

A coordenação do Cimufs-LAG é dos professores doutores Taís Cristina Unfer, Rafael Ciro Marques Cavalcante e Adriana Andrade Carvalho, diretora geral do Campus de Lagarto. Uma farmaceutica, registrada no Conselho Regional de Farmácia, dará o apoio técnico. Os estudantes do curso de farmácia da UFS, em Lagarto, também participarão das atividades.

Confira a equipe:

Coordenação:

Profa. Dra. Taís Cristina Unfer, Prof. Dr. Rafael Ciro Marques Cavalcante e Profa. Dra. Adriana Andrade Carvalho.

Colaboradores:

Profa. Ms. Ana Carolina Viana Simões ,Profa. Dra. Chiara Erminia da Rocha ,Prof. Dr. Claudio Moreira de Lima ,Profa. Ms. Elisdete Maria Santos de Jesus ,Profa. Dra. Giselle de Carvalho Brito Prof. Dr. James Almada da Silva, Prof. Dr. José Melquiades de Rezende Neto, Profa. Dra. Luciana Nalone Andrade, Profa. Dra. Luciana Pereira Lobato ,Profa. Dra. Marília dos Santos Bezerra, Profa. Dra. Natália Nogueira Saraiva, Prof. Ms. Rangel Rodrigues Bomfim, Prof. Dr. Rodrigo Almeida Simões

Farmacêutica: Thelma Ozonato

Alunos do Curso de Farmácia – UFS-Lagarto: Amanda Guastti Fehlberg, Analice Andrade Lima, Bruna Hora, Joana Maria Santos de Oliveira, Karen Helena De Oliveira Miranda, Mayara De Almeida Lima Ribeiro, Michelle Santos de Jesus e Tainara Oliveira Carneiro.

Confira o Boletim de Apresentação:

Atualizado em: Seg, 13 de março de 2017, 13:16