Qui, 11 de maio de 2017, 12:21

Alunos do 2º Ciclo de Fisioterapia participam de oficina sobre Articulação Temporomandibular
Atividade foi realizada por duas ex-alunas de Fisioterapia do Campus de Lagarto

Estudantes do segundo ano do curso de Fisioterapia do Campus de Lagarto participaram de 24 a 27 de abril da oficina sobre Articulação Temporomandibular (ATM), ministrada pelas fisioterapeutas Juliana Costa e Fernanda Paixão Amado, ambas graduadas pela UFS. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a anatomia da ATM, as disfunções que podem ocorrer e como deve ser realizada a avaliação, pelo fisioterapeuta, dessa articulação.

Alunas em momento de prática na oficina

"A articulação Temporomandibular é conhecida normalmente pela sigla ATM. Trata-se de uma articulação usada durante a mastigação, a deglutição, o bocejo, a conversação. Dessa forma, frequentemente estamos utilizando a ATM, por isso é necessário conhecermos para melhor cuidarmos dessa articulação". explica a professora Ana Maria Maria Braga de Oliveira, que acompanhou os alunos na atividade.

Para a docente “é muito prazeroso constatar que alunas egressas do nosso curso organizam e conduzem de forma exemplar uma atividade. A atuação da Fisioterapia nas disfunções temporamandibulares ainda é desconhecida por parte da população, e o fisioterapeuta tem um papel fundamental, por exemplo, no alívio de dores e no fortalecimento dos músculos dessa região”.

Alunas em momento de prática da oficina

Paixão pela docência

Atual pós-graduanda em dermatofuncional e graduada da primeira turma de fisioterapia pela UFS Campus de Lagarto em 2016, Juliana Costa disse que era uma honra contribuir com os conhecimentos na formação dos futuros colegas e calouros de Fisioterapia. “Poder retornar ao campus para dar uma aula teórica/prática assim como me foi ensinado durante a graduação foi um presente, principalmente porque sou apaixonada pela área da docência superior, e sinto-me grandemente feliz em compartilhar minhas experiências e conhecimentos. Espero contribuir outras vezes com o Departamento de Fisioterapia do Campus Lagarto”, afirmou.

A fisioterapeuta, graduada pela UFS Lagarto, Juliana Costa:  "Agradeço a Profa. Me. Ana Maria Braga pelo convite e a Coordenadora do Departamento de Fisioterapia a Profa. Dra. Marcela Deda pela confiança e oportunidade de vivenciar esta experiência!”.
A fisioterapeuta, graduada pela UFS Lagarto, Juliana Costa: "Agradeço a Profa. Me. Ana Maria Braga pelo convite e a Coordenadora do Departamento de Fisioterapia a Profa. Dra. Marcela Deda pela confiança e oportunidade de vivenciar esta experiência!”.

Extraordinário

Para Fernanda Paixão Amado, “fazer parte da primeira turma e ser convidada a contribuir com a formação de novos profissionais foi extraordinário”. A fisioterapeuta disse que aspectos antes extremamente complexos hoje fluem com mais naturalidade. Fernanda revela que na oficina ouviu os mesmos questionamentos que fazia na época da faculdade. “E que as perguntas dos futuros colegas são as mesmas que eu fiz a meus professores, poder respondê-las com segurança me traz a certeza de que todo o esforço valeu a pena”, contou.

Fernanda deixou uma mensagem: “aos futuros fisioterapeutas, só tenho a dizer que a Fisioterapia me surpreende a cada dia, às vezes positivamente outras não, mas é gratificante ser responsável pelo sorriso de outra pessoa”, declarou.

A fisioterapeuta Fernanda Paixao Amado: "Agradeço a profª Ana Maria Braga por essa oportunidade de com a formação de novos fisioterapeutas e a profª  Marcela Deda  por me introduzir no "mundo" da ATM e DTM (disfunção temporomandibular).
Atualizado em: Qui, 11 de maio de 2017, 12:57