Ter, 16 de maio de 2017, 13:49

Tema "adoção" marca ação de extensão na sala de Cinema do Centro de Vivência
O objetivo foi ampliar o conhecimento do tema para a comunidade acadêmica de Lagarto

Na última quarta-feira, 10, a Sala de Cinema do Centro de Vivência do Campus Professor Antonio Garcia Filho da Universidade Federal de Sergipe sediou a Ação de Extensão: Conversando sobre Adoção. Promovido pelo Departamento de Educação em Saúde de Lagarto (DESL), as atividades foram conduzidas pelas professoras Marina Rodrigues Barbosa e Simone Yuriko Kameo, coordenadoras desta Ação de Extensão. O evento foi preparado com o objetivo de ampliar o conhecimento do tema para a comunidade acadêmica de Lagarto.

Durante a programação, os participantes ouviram relatos de pessoas que adotaram crianças, assistiram à exposição feita pela Professora Simone Kameo, sobre atuação do Projeto Acalanto Sergipe e outros Grupos de Apoio à Adoção, do qual é voluntária juntamente com a professora Marina Rodrigues Barbosa.

O psicólogo Sérgio Lessa, da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe e Maria da Conceição Moraes Prado, assistente social da Coordenadoria da Infância e da Juventude Tribunal de Justiça de Sergipe, explicaram os aspectos sociais e psicológicos do processo de adoção.

Iniciado em 2015 e sediado em Aracaju, o Projeto Acalanto Sergipe não tem fins lucrativos e visa trabalhar para que o direito à convivência familiar e comunitária seja garantido a todas as crianças e adolescentes. São realizadas atividades relacionadas à prevenção ao abandono, ao atendimento dos já abandonados, ao incentivo à cultura da adoção e ao acompanhamento de famílias adotivas e biológicas, provendo assim orientação e apoio sociofamiliar.

A professora Simone Kameo informou que é a primeira vez que o tema é a discutido no Campus de Lagarto e que o mês de maio foi escolhido, pois no dia 25 é comemorado o dia nacional de adoção. “Resolvemos fazer esta ação em parceria com o Projeto Acalanto Sergipe e com o apoio do Departamento de Educação e Saúde”, explicou a docente.

A Ação de Extensão " Conversando sobre adoção no sala de cinema do Centro de Vivência

“Convido a todos os alunos, docentes, técnicos, todos os servidores daqui da Universidade a participarem destas ações que estamos desenvolvendo. É um tema bastante importante, principalmente para os alunos que estão aqui na área da saúde, para saber como orientar as famílias, e disseminar os conhecimentos sobre este importante tema, a adoção”, declarou.

Segundo a professora Marina, “O grande objetivo do evento foi contribuir com a disseminação da temática e quebra de paradigma em relação à adoção. Os profissionais de saúde têm muito como contribuir ao acolhimento e esclarecimentos. Esperamos desenvolver outros eventos sobre a temática.”

Atualizado em: Ter, 16 de maio de 2017, 14:03