Sex, 19 de maio de 2017, 10:57

Alunos do primeiro ciclo realizam Oficina de habilidades e atitudes
Evento é gratuito e aberto à população

Alunos do primeiro ciclo do Campus de Lagarto realizam no Centro de Vivência, de 29 a 30 de maio e de 1º a 2 de junho, Oficina de Habilidades e Atitudes em Saúde da Universidade Federal de Sergipe.

No evento, gratuito e aberto à população, serão dadas orientações sobre anamnese e exame físico, primeiros socorros, medidas antropométricas, sinais vitais, noções de farmacologia, alimentação saudável, segurança do paciente. A programação vai de 8h às 12h e de 13h às 17h. Para isso, serão utilizados cartazes, folhetos informativos, pôsteres, materiais para aferição das medidas e sinais vitais, simuladores e palestras com os alunos e profissionais de saúde, sob a orientação dos professores da atividade.

De acordo com a professora Simone Kameo, do Departamento de Educação em Saúde, os alunos e os profissionais de saúde, que trabalham na atenção básica do município de Lagarto, serão submetidos a um treinamento prévio promovido pelos docentes, de forma presencial, a fim de serem orientados e preparados para a oficina.

Cartaz da Oficina de habilidades e atitudes em saúde da UFS

Habilidades e atitudes

O módulo de Habilidades e Atitudes em Saúde é uma atividade proposta para os estudantes do primeiro ano dos cursos do Campus e visa desenvolver atitudes, habilidades e competências cognitivas (saber), afetivas (saber ser e conviver) e psicomotoras (saber fazer).

As habilidades compreendem destrezas clínicas, de comunicação, de raciocínio crítico e de pró-atividade sobre o próprio aprendizado (educação continuada). As competências envolvem a capacidade de mobilizar integradamente recursos para a resolução de uma situação problema. As atitudes abrangem a postura, a ética e os valores que os profissionais de saúde assumem no contato com pacientes, familiares e demais profissionais.

Atualizado em: Sex, 19 de maio de 2017, 11:10