Seg, 29 de maio de 2017, 16:25

Divulgada a lista final da programação do 2º Mutirão da Ebserh em Lagarto
Evento acontece em diversos locais nesta quarta-feira,31/05

Em parceria com o Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, da Universidade Federal de Sergipe e com a Secretaria de Saúde de Lagarto, o 2º Mutirão Nacional tem o objetivo de reduzir a demanda nos locais habituais de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e realizar ações educativas para melhoria da qualidade de vida das pessoas, repetindo o objetivo da primeira edição, realizada em novembro de 2016. A expectativa é de recorde de mais de 8 mil procedimentos nos 39 hospitais universitários federais filiados, nas cinco regiões do país.

Neste ano o evento será realizado em diversos pontos da cidade com varias ações nos turnos da manhã e da tarde e terá a participação de cerca de 100 alunos de graduação e residentes e 50 profissionais de saúde.

É importante destacar que há atendimentos que serão realizados apenas para quem já está na lista de espera da Secretaria Municipal de Saúde. Há outro serviços que estarão livres para quem comparecer durante a programação.

Confira abaixo os locais cujos os serviços disponíveis para livre procura, gratuita e aberta à população:

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA): Testes rápidos para detecção do HIV e Hepatite, consultas com infectologista, ações de educação e aconselhamento para prevenção das DSTs/AIDS, teste oral para detecção do HIV com a unidade móvel na praça do mercado central. Ação educativa voltada para o uso da pílula do dia seguinte em parceria com a Liga Acadêmica de Farmacologia e com a Liga Acadêmica de Farmacia Hospitalar.

Endereço: Unidade Móvel - Rua José Marcelino Prata (Mercado Central)

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO): Avaliação de pacientes com lesões suspeitas de câncer bucal e com deformidades faciais congênita ou adquirida com estimativa de 128 atendimentos no dia por livre procura (sem agendamento). Além disso, serão realizadas ações coletivas de promoção da saúde bucal direcionadas para as crianças de até 10 anos.Cerca de 40 alunos do último ano do curso de Odontologia participarão das atividades, coordenadas pelos professores Paulo Henrique Freitas, Katharina Morant e Gustavo Souza.

Endereço: Avenida Contorno II, 1323, Centro.

Ambulatório Trans: convite a novxs usuárixs, acolhimento com psicologia, rodas de conversa multidisciplinares, consultas médicas de ginecologia, consultoria e orientação jurídica e outras ações educativas.

Confira os locais cujo o atendimento aos pacientes que já estão na lista de espera da Secretaria Municpal de Saúde de Lagarto para o dia 31 de maio.

Clínica Escola da Fonoaudiologia: Avaliação e orientação de pacientes que estão na lista de espera da neurologia e triagem auditiva infantil.

Endereço: Rua Laudelino Freire, Galeria Comercial José Augusto Vieira, 182, 2º andar, Centro.

Unidade Básica de Saúde Maroto: Consultas médicas nas especialidades pediatria, clínica médica e ginecologia. Acolhimento dos pacientes com a Enfermagem; Triagem de pacientes com feridas de difícil cicatrização com agendamento para o Ambulatório e avaliação do pé com feridas relacionadas à Diabetes. Ações voltadas aos Idosos - Avaliação do risco de disfagia em idosos com a fonoaudiologia; Avaliação da memória e risco de quedas com a Terapia Ocupacional e ações educativas sobre melhoria da mobilidade e acessibilidade domiciliar, estimulação da memória em parceria com a Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia.

Endereço: Avenida Contorno, 3000, Centro, próximo ao Fórum Eleitoral.

Cerest (Saúde Auditiva): Consulta com otorrinolaringologista, realização de exames de audiometria comportamental para crianças, tonal, vocal, avaliação de zumbido, cadastro e pré-modelagem de pacientes para entrega de aparelhos auditivos (Projeto Todo Som).

Endereço: Avenida Cândido Barreto Machado, 435, próximo à Receita Federal e à Praça dos Três Poderes.

Centro de Especialidades Monsenhor Daltro: Consultas médicas nas especialidades de ortopedia, dermatologia, gastroenterologia, endocrinologia, cirurgia geral, cardiologia e neurologia. Acolhimento dos pacientes com enfermagem,avaliação e orientação nutricional com estudantes e residentes de Nutrição do programa de Atenção Hospitalar à Saúde e docentes. Avaliação Postural e orientações com a fisioterapia.Serviços farmacêuticos para pacientes que utilizam muitos medicamentos. Centro de Informações sobre Medicamentos (Cimufs) e Sala de Cuidados.

Endereço: Rua Francisco Garces, 73, Centro.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Atualizado em: Ter, 30 de maio de 2017, 19:14