Sex, 09 de junho de 2017, 09:33

Campus de Lagarto sedia Congresso dos Sertões de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva
É a quinta edição do evento

O Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho , da Universidade Federal de Sergipe, em Lagarto, sedia o V Congresso dos Sertões de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, nesta sexta-feira, 9, e neste sábado, 10. No evento, estudantes e profissionais do Sergipe, Bahia, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Paraíba discutem temas relevantes em palestras e em mesas-redondas como fisioterapia hospitalar, fisioterapia intensiva, fisioterapia em doenças pulmonares, fisioterapia respiratória em crianças e adolescentes com doenças neuromusculares. Apresentação de banner de pesquisas científicas também integram as atividades.

O Cosefir iniciou às 8h30, na Sala de Cinema do Centro de Vivência, com a apresentação de dança do grupo Talt, da Professor Lavinia Teixeira, do Departamento de Educação em Saúde. A mesa solene foi composta pela professora Marcela Déda, coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Adriana Carvalho, diretora geral do Campus de Lagarto, Lucas Cacau, diretor regional da Assobrafir em Sergipe, professor Manoel Cerqueira, representando a Ebserh do Hospital Universitário de Lagarto e o presidente nacional da Assobrafir, Doutor Flávio Maciel Dias de Andrade. A primeira edição do Cosefir foi em Petrolina/PE em 2013.

"Eu agradeço imensamente o apoio da Universidade Federal de Sergipe, Campus de Lagarto, está dando a esse evento, possibilitando a realização do mesmo em Lagarto", declarou doutor Flávio Maciel Dias de Andrade. Ao falar do propósito de levar o conhecimento das três especialidades da Associação a todas regiões de todo país, o presidente disse que "ela tem a obrigação de tomar a frente desse processo de interiorização da fisioterapia. Não pode entender a fisioterapia apenas restrita às capitais, ao litoral e aos grandes centros. Nosso país tem dimensões continentais e precisa ser atendido em suas necessidades em plenitude", declarou.

Doutor Flávio Maciel, Presidente da Assobrafir (de pé), discursa na solenidade de abertura do V Cosefir, no Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho,da UFS em Lagarto (Foto: Ascom UFS Lagarto)

A diretora geral do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, professora Adriana Carvalho, afirmou que o evento ajuda na consolidação da interiorização do ensino superior nas universidades públicas do Brasil. "Para Lagarto, isso traz um impacto tão grande que nós não conseguimos ter noção. A gente simplesmente está trazendo não só a melhoria, o aprofundamento superior para uma cidade do interior do Sergip, como também contibuindo com a educação permanente. Nosso papel aqui não é só formar bons profissionais, mas também formar bons profissionais em diversas áreas do saber".

Associação de especialidade mais antiga do Brasil e que possui o maior número de associados,além da sede em São Paulo, a Assobrafir está presente em 20 estados . Para ler mais sobre a história da Assobrafir, acesse o site da entidade.

Confira a programação por meio deste link

Grupo de dança Talt na abertura do V Cosefir
Atualizado em: Seg, 12 de junho de 2017, 16:19