Seg, 19 de junho de 2017, 08:00

Clínica Escola de Nutrição oferece atendimento gratuito
Consultas são realizadas de terça à sexta-feira, de 8h30 às 12h e de 13h30 às 17h

Em Lagarto, a população tem à disposição um atendimento gratuito para cuidar da saúde, especialmente, como ter uma alimentação saúdavel. É a Clínica Escola de Nutrição da UFS, que oferece consultas de terça à sexta-feira, das 8h30 às 12h e de 13h30 às 17 hs na sala 1 no 3° andar da Galeria José Augusto Vieira, Centro. O prédio fica perto da praça da Igreja de Nossa Senhora da Piedade."Atendemos todas as fases da vida( adulto, criança , gestante e idoso) que apresentem patologias( doenças), excesso de peso e magreza", explica a Nutricionista Kelly Protásio.

De acordo com a nutricionista, será mantido o funcionamento durante o recesso estudantil da Universidade.O atendimento é realizado por estudantes do 3° ciclo do curso de nutrição com supervisão dos Nutricionistas Habilitados da UFS, nutricionistas residentes e nutricionistas voluntários. Na consulta, é feita avaliação antropométrica completa, plano alimentar individual e calculado e acompanhamento mensal do paciente. As consultas são agendadas por encaminhamento de diversos profissionais ou por livre demanda podendo ser pessoalmente ou através do telefone (79)3631 -7076.

A auxiliar de serviços gerais Sandreane Batista Santos em consulta com a nutricionista Karen Prycila na Clínica Escola de Nutrição da UFS de Lagarto (Foto: Ascom UFS Lagarto)

A auxiliar de serviços gerais Sandreane Batista Santos,36, já perdeu 3,3 Kg desde quando começou o acompanhamento pela nutricionista residente Karen Prycila em abril deste ano. Depois de realizar uma endoscopia em que constatou gordura no fígado e inflamação no esôfago, ouviu de uma amiga, servidora da UFS em Lagarto, que existe atendimento na Clínica Escola. " Quem olha,acha pouco, mas não é pouco.Eu fico saciada até os horários certos que ela passou", explica Sandreane, falando da disciplina na hora de fazer as refeições e seguindo a dieta passada pela profissional.

"Pra mim está sendo ótimo, porque é gratuita e o atendimento é excelente", disse. Sandreane considera que infelizmente muitas pessoas tem vontade de emagrecer, porém não como pagar um profissional. "Muitas pessoas não conhecem e deveria ter uma divulgação da Clínica. Tem pessoas que tem vontade e acham caro pagar uma nutricionista", opina. Sandreane entende que com uma divulgação maior mais pessoas irão procurar o atendimento.

A sala de espera para os pacientes (Foto:Ascom UFS Lagarto)
O semáforo de alimentação na sala de espera. (Foto: Ascom UFS Lagarto)

Semafóro da Alimentação

Na sala de espera, como forma de motivar os pacientes para se educarem nas refeições foi pendurado um cartaz com o semáforo da alimentação. De acordo com o nutricionista Jackson Neris. No sinal verde, frutas e verduas, carnes como frango e peixe, não tem processamento industrial e devem ser consumidos em grande quantidade. No amarelo, são alimentos com certo grau de processamentos, como enlatados com exceso de sódio,tuns e sardinhas, pães, queijos.

No vermelho, os alimentos ultraprocessados, que não devem ser consumidos como miojo, sorvetes e biscoitos recheados. De acordo com Jackson, são alimento que possuem elevado grau de conservantes e gorduras trans, que em excesso podem levar ao infarto.

Atualizado em: Seg, 19 de junho de 2017, 09:47