Qua, 19 de julho de 2017, 14:11

Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros do Programa de Estratégia de Saúde da Família participam de capacitação sobre hanseníase
O objetivo é levar esclarecimento aos profissionais quanto aos aspectos relacionados à prevenção e ao diagnóstico precoce

O Projeto de Extensão (Des) Mancha Lagarto: Prevenção e Diagnóstico da Hanseníase, do Departamento de Enfermagem do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, realiza capacitação para Enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde nesta quinta-feira, 20, e sexta-feira, 21, respectivamente. As atividades serão conduzidas pela professora Shirley Lima, docente do Departamento de Enfermagem e coordenadora do Projeto de Extensão, e tem o apoio da coordenação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto.

Para os enfermeiros, a capacitação acontece na sala 5 do Centro de Vivência do Campus de Lagarto da UFS, cujo tema é “Noções Básicas da Hanseníase e Avaliação Neurológica Simplificada”. A programação começa às 13h e termina às 16h. No evento, os profissionais vão ter a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a hanseníase e de realizar atividade prática da avaliação neurológica simplificada.

Agentes Comunitários de Saúde

Para os Agentes Comunitários de Saúde o evento será nesta sexta-feira, 21, de 8h às 12h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, os agentes comunitários de saúde participarão da Capacitação “Noções Básicas da Hanseníase e o papel do agente comunitário de saúde na prevenção e detecção da doença”. O objetivo é ajudá-los na detecção de casos novos e no acompanhamento de pacientes em tratamento.

Sobre o projeto

O Projeto (Des) Mancha Lagarto: Prevenção e Diagnóstico da Hanseníase desenvolve ações de orientação e rastreamento da população no município de Lagarto/SE, com foco nos sujeitos com manchas de potencial hansênico. As orientações acontecem na própria comunidade e visa o esclarecimento da população e profissionais de saúde quanto aos aspectos relacionados à prevenção e ao diagnóstico precoce.

Objetivos:

Sensibilizar os Agentes Comunitários de Saúde sobre o reconhecimento das lesões hansênicas.
Promover uma articulação entre extensão universitária, ensino e pesquisa científica por meio da qualificação em serviço, fomentando a educação permanente em saúde.
Informar e motivar a população quanto à realização de exames periódicos da pele e sobre os fatores de risco para desenvolver a hanseníase.

Equipe

Coordenadora: Prof. Shirley Verônica Melo Almeida Lima (Professora do Departamento de Enfermagem/Campus Lagarto)

Alunos:
Gabryelle Souza Fontes
Thais Santos de Matos
Renata Ramos Menezes(Bolsista)
Samiris Alves da Silva
Daniella Silva Pereira
Paulo Vinicius Santos Fraga

Confira os dados da Programação

Capacitação para os Enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família

Data: 20/07/2017