Seg, 24 de julho de 2017, 10:35

VII Semana de Acolhimento marca início do ano letivo em Lagarto
Serviços de ensino, pesquisa e extensão são apresentados ao calouros

Nesta segunda-feira, 24, o Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, em Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe, iniciou as atividades do ano letivo de 2017 com a VII Semana de Acolhimento (Salag), cujo o tema é "Humanização e construção de saberes.Integrando Educação e Saúde". Nos cinco primeiros dias do calendário acadêmico, os calouros tem a oportunidade conhecer os serviços de ensino, pesquisa e extensão e a estrutura física do Campus.

Na abertura da programação da Salag, realizada no Centro de Vivência, houve a apresentação cultural do grupo de dança Técnica Aplicada (Talt), coordenado pela professora Lavínia Teixeira, do docente do departamento de Educação em Saúde (DESL). Em seguida, a mesa de honra foi composta pela secretária de Educação de Lagarto, Vanda Monteiro, o diretor acadêmico-pedagógico, professor Frederico Leão Pinheiro, a diretora geral, professora Adriana Carvalho e o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proest), professor Mário Adriano dos Santos.

Portas abertas

"Sejam todos bem vindos ao Campus de Lagarto e à nossa cidade", declarou a secretária de Educação de Lagarto, Vanda Monteiro, a qual disse que as portas estão abertas para as parcerias da UFS com o munícipio.

Por uma experiência transformadora

"Creio que seja um orgulho muito grande para os pais de vocês, para os seus amigos. Devem estar todos contentes por vocês estarem iniciando essa carreira profissional na área da saúde", declarou o professsor Mário Adriano. Ele disse aos estudantes que não adianta entrar na Universidade, adquirir a formação técnica e não ser modificador ao sair da instituição. "Seja na odontologia,na medicina, na enfermagem, na fisio(terapia), nos demais cursos todos, devemos sair como modificadores", afirmou.

O pró-reitor explicou ao discentes a atuação da Proest na gestão dos auxílios e bolsas voltados para assistência estudantil e pela integração do estudante na vida acadêmica e desejou sorte ao estudantes e deixou como mensagem de incentivo que a experiência estudantil no Campus de Lagarto seja transformadora.

Conexão com o serviço e com a prática

Ao discursar aos estudantes, o diretor acadêmico-pedagógico, professor Frederico Leão Pinheiro, declarou que o Campus de Lagarto oferece uma estrutura pedagógica diferenciada dentro de um modelo pensado para fazer uma formação com maior qualidade , com maior conexão com a rede de atendimento, com o serviço e com a prática.

Formação de profissionais únicos

A diretora geral, professora Adriana Carvalho, afirmou que os estudantes devem aproveitar tudo que a Universidade oferece. Explicou que por ser novo, o Campus de Lagarto apresenta pontos positivos e negativos. "O melhor do positivo é que vocês fazem parte de uma história.Vocês vão crescer junto com o curso de vocês". A diretora declarou ainda que o Campus forma profissionais únicos e dispõe de um quadro de professores de qualidade.

Apresentação do grupo de dança TALT, da professora do departamento de Educação em Saúde, Lavínia Teixeira. (Foto: Ascom UFS Lagarto)
O pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Mário Adriano dos Santos: "Seja na odontologia,na medicina, na enfermagem, na fisio(terapia), nos demais cursos todos, devemos sair como modificadores". (Foto: Ascom UFS Lagarto)
"Aproveitem,gente, tudo o que a Universidade pode oferecer para vocês e tudo o que vocês podem fazer aqui dentro", declarou a professora Adriana Carvalho, diretora do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, em Lagarto, da UFS (Foto: Ascom UFS Lagarto).

Campus de Lagarto

Fundado em 2009, o Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho,da Universidade Federal de Sergipe, em Lagarto, adota o modelo pedagógico de Aprendizagem baseada em Problemas- ABP ou PBL( Problem Based Learning). São ofertados oito cursos de graduação: enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia e terapia ocupacional.

Para a realização da VII Salag, foram compostas seis (6) as comissões essenciais ao bom funcionamento do evento:

Comissão de Direitos Humanos e Acolhimento: teve como objetivo recepcionar os calouros, entregar informes e acompanhar todo o processo de boas-vindas. Subcomissão de Trote: compreendeu integrantes que mediaram o trote dos seus respectivos cursos, observando as Normas de Trote, expressas nesse Manual.

Comissão de Metodologia: teve como escopo a estruturação efetiva da programação e da realização do evento.

Comissão de Infraestrutura: compreende integrantes que trataram do projeto e da reserva de materiais e espaços, além de estarem presentes no apoio durante todo o evento.

Comissão de Comunicação e Criatividade: teve como finalidade a divulgação do evento ao público-alvo por meio de redes sociais, além da iniciativa de contato com o setor de jornalismo do campus e conjuntamente pensar as marcas do evento nas mídias.

Comissão de Tutoria: é integrada pelos alunos tutores que aplicaram a simulação de tutorial nos calouros após participarem da Reunião com o representante DESL para alinhamento de execução da atividade.

Alunos da comissão organizadora da VII Semana de Acolhimento (foto: Ascom UFS Lagarto)
Atualizado em: Seg, 24 de julho de 2017, 13:20