Sex, 28 de julho de 2017, 09:25

Equipe da Biblioteca de Lagarto apresenta serviços na Semana de Acolhimento
Servidores falaram dos trabalhos realizados no Campus de Lagarto

Durante a VII Semana de Acolhimento, os calouros tiveram a opotunidade de conhcer os serviços ofertados pelos Biblioteca de Lagarto (Bilag), segunda-feira, dia 24. Com o mote, “Em um relacionamento sério com a Biblioteca”, foram passadas orientações sobre o compromisso com a pesquisa acadêmica, a participação em ações culturais da Bilag e a importância do silêncio nas áreas de estudo, o cumprimento de normas e de regulamentos. "A Bilag dispõe de diversos serviços, além de oferecer minicursos e treinamentos voltados para a pesquisa e elaboração de trabalho acadêmico, o nosso papel é orientá-los e capacitá-los na busca por informação", afirma Bárbara Barcellos, coordenadora da Bilag.

Outros setores da biblioteca também foram apresentados aos novatos. A tradutora e Intérprete de Libras, Milena Santos de FigueiredoMilena apresentou os trabalhos desenvolvidos em parceria com o departamento de Fonoaudiologia nos Centros de Saúde de Lagarto, onde a servidora promove a mediação da comunicação entre os surdos e o especialista numa consulta médica e em ações e eventos promovidos pelo departamento.

O servidor George Victor Freire Duarte falou sobre o Programa Ampliado de Livros, Textos e Materiais de Instrução (Paltex) que tem o objetivo de apoiar a melhoria da qualidade dos processos educativos e o fortalecimento institucional em saúde, oferecendo, aos estudantes de graduação e pós-graduação, residentes, professores e técnicos administrativos, livros e instrumentos de saúde a um valor mais acessível do que o que os encontrados no mercado convencional.

O transcritor do SIstema Braile, Nilson Andrade, por sua vez, abordou a importância da transcrição de Braile para os estudantes com deficiência visual e para o deficiente que pretende ingressar no ensino superior.


Servidores da Bilag na VII Semana de Acolhimento ((foto: colaboração Bárbara Barcellos)
Servidores da Bilag na VII Semana de Acolhimento ((foto: colaboração Bárbara Barcellos)

Bilag

A Biblioteca de Lagarto tem como missão gerenciar, disponibilizar e disseminar informação para a comunidade acadêmica e para a sociedade. Busca, ainda, prover infraestrutura bibliográfica para o ensino, a pesquisa e a extensão, de modo que atenda as demandas informacionais de toda a comunidade acadêmica.

Pessoal

A Biblioteca conta com uma equipe formada por 4 bibliotecários, um transcritor de braile, uma tradutora e intérprete de libras e 9 assistentes técnico-administrativos.

Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, a Bilag atende das 7h10 às 18h50. Aos sábados, está aberta ao público das 7h10 às 12h50.


Infraestrutura

Em uma área de 3.800 metros quadrados, a Biblioteca possui: miniauditório; acesso digital; salas de acessibilidade, de Tecnologia da Informação e de atendimento ao leitor; 12 salas de estudos em grupo, e o setor do Paltex (Programas ampliado de livros, textos e materiais de instrução).

Acervo

Com predomínio dos livros na área da saúde, a Bilag dispõe de 1.847 títulos e 13.527 exemplares.

Empréstimo

O estudante de graduação tem direito a fazer empréstimo de até 5 livros, ficando com eles por 10 dias, podendo renovar o empréstimo por, no máximo, 8 vezes. Para os estudantes de pós-graduação, o prazo de devolução é de 20 dias, já os professores podem ficar com os livros por até 30 dias.

Gerenciamento eletrônico

O sistema de gerenciamento eletrônico usado pela Biblioteca de Lagarto é o Pergamum, através do qual os usuários podem consultar, renovar e reservar publicações.

Clique aqui para acessar

Site

Para buscar informações quanto ao acesso em bases de dados, multas, regimentos e regulamento da Biblioteca, o usuário deve acessar a página Bibliotecas da UFS.

Já as informações básicas sobre a Bilag podem ser encontradas na página oficial do Campus (lagarto.ufs.br), clicando no menu Direção Geral e, em seguida, na opção Biblioteca de Lagarto (o link será direcionado para esta página).


Equipe da Bilag preparou cartazes de boas vindas aos calouros ((foto: colaboração Bárbara Barcellos)
Equipe da Bilag preparou cartazes de boas vindas aos calouros ((foto: colaboração Bárbara Barcellos)
Balões com os nomes dos oitos cursos de graduação do Campus de Lagarto (foto: colaboração Bárbara Barcellos)
Balões com os nomes dos oitos cursos de graduação do Campus de Lagarto (foto: colaboração Bárbara Barcellos)
Atualizado em: Sex, 28 de julho de 2017, 10:53
Notícias UFS