Qui, 03 de agosto de 2017, 08:56

Direção Geral em parceria com a Divisão Pedagógica realiza 7º Fórum de Formação Docente
Objetivo foi discutir a prática de avaliação do processo de ensino-aprendizagem

Nos dias 27 e 28 de julho, no Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, em Lagarto, foi promovido o 7º Fórum de Formação Docente. O evento foi realizado como etapa de conclusão do último módulo, "Avaliação do processo de ensino-aprendizagem" do curso "Formação Docente: buscando aperfeiçoar a prática em metodologias ativas de ensino- aprendizagem", iniciado em 2014. Oficinas ministradas pela professora Denise Herdy, da Universidade Estadual do Rio de janeiro (Uerj), cuja vinda teve o apoio institucional da Universidade Federal de Sergipe, e pela Comissão de Formação Docente possibilitaram aos docentes compartilharem e discutirem as experiências de processos avaliativos dos estudantes.

"Esses momentos de formação docente fazem parte do Programa de Educação Permanente, previsto inclusive nas Diretrizes Curriculares dos Cursos da Saúde, e possibilitam a reflexão e integração entre os docentes do Campus", afirmou a professora Marina Rodrigues Barbosa, chefe da Divisão Pedagógica do Campus - Dipe.

Dinâmicas utilizadas

Durante a programação, os docentes participaram de atividades interativas. Levantar os pontos fortes e os pontos fracos da avaliação do estudante foi a proposta do "Panorama Sobe e Desce". No "Cruze a linha se...", os docentes, agrupados atrás de uma linha demarcada com fita, se concordassem com as afirmativas davam um passo à frente ou permaneciam onde estavam. Segundo a professora Marina, "Esse momento foi bom porque foi possível clarear alguns conceitos, discutir alguns apontamentos que estavam ou não alinhados com os conceitos teóricos que existentes na literatura". Como o docente sente-se no momento do processo avaliativo ou ao ser avaliado pelo estudante foi tema de discussão da dinâmica do fishbowl ou aquário.

Sexta-feira: feedback do estudante e proposta de novo documento

Na sexta-feira, pela manhã, cada departamento teve 15 minutos para apresentar as experiências de avaliação do estudante. À tarde, foi realizada uma oficina em que se discutiu o feedback como componente essencial no processo avaliativo. Na conclusão do Fórum, definiu-se a proposta de elaboração de um documento, cuja última versão é de 2013, que direciona o processo avaliativo dos estudantes no Campus. A atualização será feita com a colaboração dos professores participantes no ambiente virtual do curso de formação ao longo dos próximos meses.

Dinâmica  "Cruze a linha se..." (Foto: Ascom UFS Lagarto)
Dinâmica "Cruze a linha se..." (Foto: Ascom UFS Lagarto)
Professores apresentaram relatos de experiência sobre processos avaliativos no segundo dia de realização do Fórum (Foto: colaboração de professora Marina Rodrigues Barbosa)
Alguns dos professores participantes do 7º Fórum de Formação Docente, realizado nos dia 27 e 27 de julho no Campus de Lagarto da UFS