Seg, 18 de setembro de 2017, 12:18

Primeira Alta Melhorada do Ambulatório de Cicatrização da UFS
Unidade foi inaugurada em abril deste ano

Na última terça-feira, 12,um paciente do ambulatório de cicatrização da UFS, em Lagarto,conseguiu a primeira alta melhorada da unidade. De acordo com a enfermeira Gleyce Kelly de Brito Brasileiro Santos,o paciente foi admitido no final de julho quando recebeu as orientações adequadas para o seu caso, além de receber encaminhamentos para outros profissionais do município como nutricionista e endocrinologista.

Segundo Glayce, a boa relação entre paciente e equipe culminou no sucesso da cicatrização das lesões crônicas e evitou possíveis complicações bastantes comuns no cenário brasileiro como infecções, internações de longa e até mesmo amputações.

"Ficamos muito felizes com a nossa primeira alta por cicatrização total e esperamos novos bons resultados! O paciente possuía três lesões abertas distribuídas nos dois pés de longa data e que não apresentava sucesso na cicatrização. Ao ser admitido no ambulatório foi avaliado e traçado um plano de cuidados específicos para o caso em questão que envolveu inúmeros fatores,além da própria diabetes", declarou a enfermeira.

A diretora geral do Campus de Lagarto, professora Adriana Carvalho, celebra a conquista e disse que "esse é o resultado quando se de fato promovemos a integração entre a universidade e a rede".

Atendimento

O ambulatório de cicatrização foi inaugurado dia 25 de Abril de 2017 e é um projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto, Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, seu funcionamento se dá às terças e quintas das 08-12 e das 13-16h por agendamento prévio dos pacientes referenciados pelas unidades de saúde do município de Lagarto. O ambulatório antende os pacientes portadores de lesões complexas de difícil cicatrização localizadas em membros inferiores relacionadas a problemas vasculares ou à síndrome do pé diabético.

Oito trabalhos cientificos aprovados do ambulatório, de estudantes e profissionais, vão representar a UFS Lagarto no Congresso Internacional de feridas em Salvador no próximo dia 31 de outubro.

Equipe do ambulatório
Atualizado em: Seg, 18 de setembro de 2017, 13:05