Seg, 15 de janeiro de 2018, 14:22

UFS é selecionada para participar de mais uma edição do Projeto Rondon
Operação Palmares será realizada de 13 a 29 de julho em Alagoas

A Universidade Federal de Sergipe foi selecionada para participar de mais uma edição do Projeto Rondon, que tem por objetivo fortalecer a cidadania por meio da participação dos universitários na solução dos problemas das comunidades carentes e promover a conscientização desses estudantes no que se refere às problemáticas históricas, políticas e socioeconômicas do país.

Em 2018, o projeto desenvolvido pelo Ministério da Defesa recebe o nome de Operação Palmares e atuará de 13 a 29 de julho em diversos municípios do estado de Alagoas, ficando a UFS responsável por levar oficinas e ações ao município de Jundiá, no norte do estado, através da proposta dos professores Randy Nascimento e Afrânio Andrade, ambos do Departamento de Educação Física.

De acordo com o professor Randy Nascimento, a participação da UFS em mais um Projeto Rondon contribui para o exercício pleno da extensão, fazendo com que seus estudantes tenham vivências jamais imaginadas e de participação direta frente à sociedade.

“Nesta edição, levaremos oito estudantes ao município de Jundiá, que apresenta fortes questões estruturais, e nosso planejamento inicial é levar 24 oficinas e 58 ações no âmbito da Educação Saúde, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, temas que compõem um dos conjuntos do projeto. É uma forma de integrar os estudantes a essa realidade e de contribuir ainda mais para a extensão universitária, uma das tríades das instituições federais”, explica Randy.

O professor explica ainda que os estudantes serão selecionados ainda em janeiro, mediante edital a ser divulgado.

Entendendo a seleção

Todas as instituições de ensino superior do país são convidadas a participar do projeto através de uma carta convite divulgada pelo Ministério da Defesa, responsável pelo Rondon. Para que uma instituição seja selecionada, é necessário o desenvolvimento de um diagnóstico da região que irá receber as oficinas do projeto. A partir de então, cria-se uma proposta de ação que demonstre como a instituição pode ajudar a região. As propostas podem ser inscritas em três conjuntos, sendo que cada um contempla diferente setores importantes de atuação.

Com suas propostas aprovadas, as instituições buscam reunir estudantes e trabalhar em conjunto para o melhor desenvolvimento das mesas, visando a integração social naquela região.