Ter, 16 de janeiro de 2018, 11:39

Campus Lagarto sedia primeira residência em Clínica Médica do interior de SE
Atividades serão iniciadas a partir de 1º de março

A partir de 1º de março, o campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe - em parceria com o Hospital Universitário de Lagarto (HUL) - sediará a primeira residência em Clínica Médica do interior do estado.

O campus, que já tem um curso de residência na modalidade Multiprofissional, abrangendo diversos cursos na área da Saúde, dará início às novas atividades com 15 perceptores (espécie de tutores na área de saúde), todos professores da UFS, coordenando os 5 bolsistas da residência. As bolsas serão custeadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto.

O gerente de Ensino e Pesquisa do HUL e professor de Medicina do campus Lagarto Fernando Every acredita que a proximidade entre o Hospital Universitário e o campus da UFS vai facilitar o aprendizado dos residentes e colaborar com a rede de saúde. “Nós já temos aqui no Hospital de Legarto os internos (alunos do quinto e sexto anos do curso), que já participam de atividades de assistência e cuidado aos pacientes do hospital, sempre orientados e coordenados por um professor da UFS. Além disso, podemos contar com a estrutura e os laboratórios do campus, o que facilita bastante”, avalia.

Os residentes vão atuar em áreas como a enfermaria, com 30 leitos, e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 leitos, além das áreas amarelas e vermelhas, classificadas de acordo com a gravidade de cada paciente. A seleção dos bolsistas foi realizada em conjunto com a do Hospital Universitário de Aracaju, no último domingo (14). O requisito para inscrição foi a graduação em curso de medicina.

O Hospital Universitário de Lagarto, antes chamado de Hospital Regional, foi federalizado a partir da Lei Estadual nº 7.916, em 2014. Em dezembro de 2017, foi assinado o contrato de transferência de posse do Hospital Regional de Lagarto para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Ascom Campus Lagarto