Qua, 28 de março de 2018, 10:56

Curso de Educação Popular em Saúde realiza visita a quilombo em Simão Dias
Turma é formada por agentes comunitários e de saúde

A turma do curso Educação Popular em Saúde (ED Pop), realizado no campus de Lagarto da UFS, visitou nesta sexta-feira (23) o quilombo Sítio Alto, em Simão Dias. A equipe conversou com a representante do quilombo, Josefa Santos, conhecida como “Finha”, sobre o uso das práticas integrativas na comunidade.

A coordenadora das Práticas de Saúde em Lagarto, Amanda Pacheco, acredita que a experiência é transformadora. “Eu já conhecia a história de Dona Finha, mas essa foi a minha primeira vez em um quilombo. É uma experiência incrível para mim e para os alunos porque a gente consegue entender, na prática, como essas práticas são importantes para a comunidade”, observa. Dona Finha também considerou a troca de conhecimentos interessante. “Nós estamos tendo muitas conquistas agora. Ganhando voz, dialogando mais”, observa. No dia da visita, também foi realizada cerimônia do Governo do Estado, com a inauguração do Sistema Simplificado de Abastecimento de água.

A turma do EDPOP é formada por cerca de 50 agentes comunitários e de endemia da Prefeitura de Lagarto. O curso é uma parceria entre o campus Lagarto, a Fiocruz, a Escola Politécnica Joaquim Venâncio (RJ), Movimento Educação Popular em Saúde (Mops) e secretarias estadual e municipal de saúde.