Ter, 15 de maio de 2018, 15:22

Hospital Universitário de Lagarto zera fila por cirurgias ortopédicas
Antes o usuário esperava de 20 a 30 dias pelo procedimento cirúrgico
Para Érico de Pinho, chefe da Divisão Médica do HUL, o reforço de pessoal e o investimento em aquisição de equipamentos foram impostantes para esse resultado. (foto: Unidade de Comunicação Social do HUL)

Devido a uma queda na escada de sua residência, dona Maria Iolanda, 72, teve que ser submetida a um tratamento cirúrgico de fratura do fêmur. Ela foi operada no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), vinculado à Universidade Federal de Sergipe e à Rede Ebserh na unidade hospitalar. “Uma cirurgia que era para durar duas horas demorou 40 minutos”, expressou com satisfação dona Iolanda, ainda na enfermaria, algumas horas após o procedimento. “Estou agradecida por isso, e também pelo atendimento que recebi dos médicos, dos enfermeiros; todos me atenderam bem, eles foram bem prestativos comigo”, disse.

Dona Iolanda é uma das pacientes beneficiadas pela nova fase no setor de Ortopedia do HUL, que conseguiu zerar a fila de espera por cirurgias ortopédicas. Agora, o paciente ortopédico que chega ao hospital é operado no mesmo dia em que recorre ao procedimento ou, no mais tardar, no dia seguinte. Em dezembro de 2017, existia uma fila de espera de cerca de 50 pacientes, que foi zerada após a contratação de profissionais das áreas de ortopedia, anestesiologia e enfermagem por meio de concurso público promovido pela Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

“Com isso, passamos a oferecer um serviço com maior qualidade e resolutividade, frente às demandas da Região de Saúde de Lagarto”, observou o gerente de Atenção à Saúde do HUL e superintendente em exercício, Manoel Luiz de Cerqueira Neto. “O resultado é fruto da contratação de profissionais por concurso que, somados aos profissionais da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) presentes nesta unidade, articularam-se em torno dessa causa”, disse.

Para o diretor de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), João Lima, “esse resultado propicia que a unidade possa atender de forma mais célere os casos novos que vão chegando ao hospital, para a especialidade de Ortopedia”. O gestor destaca ainda que a SES continuará dando o apoio necessário para que a iniciativa se fortaleça e avance ainda mais. “Ficamos felizes com essa notícia, uma vez que a unidade continua exercendo o papel estratégico de atuação regional tendo sua missão articulada com toda a Rede Estadual de Saúde”, ressaltou.

Outro usuário beneficiado foi Genisson Santos, 38, que após sofrer um acidente de moto em Boquim – cidade localizada a cerca de 38 quilômetros de Lagarto –, recorreu ao HUL-UFS e foi submetido a um tratamento cirúrgico de fratura do punho. “Fui bem atendido por todos aqui, e tudo foi feito sem muita espera”, disse. “Gostei também porque cheguei e a situação foi resolvida”, completou.

O chefe da Divisão Médica do HUL, Érico de Pinho, lembra que, além do reforço de pessoal, aconteceram também investimentos importantes na aquisição de equipamentos como mesas cirúrgicas elétricas, focus cirúrgicos, bisturis elétricos, monitores multiparamétricos, além de um intensificador de imagem mais moderno. “Tudo o que aconteceu em termos de melhor estrutura e a perspectiva de novos avanços tem sido um motivador importante para nós profissionais”, enfatizou o ortopedista.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUL-UFS

Atualizado em: Ter, 15 de maio de 2018, 16:42