Qui, 24 de maio de 2018, 15:31

Progep realiza mais uma edição do programa “Servidor solidário”
Funcionários visitaram o Lar Isaias Gileno Barreto, em São Cristóvão
Cerca de 100 pacotes de fraldas geriátricas foram distribuídos. (fotos: Adilson Andrade/Ascom-UFS)

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) realizou na tarde de ontem, 23, mais uma edição do projeto “Servidor solidário”. Dessa vez, os funcionários da UFS visitaram o Lar Isaias Gileno Barreto, localizado em São Cristóvão/SE.

Segundo Ednalva Freire Caetano, pró-reitora da Progep, cerca de 100 pacotes de fraldas geriátricas foram distribuídos, fruto de doações da comunidade acadêmica.

“Acho fundamental esse trabalho e importante para que os servidores participem e colaborem. Para nós, o projeto tem um significado muito forte porque eu considero os membros da universidade uma comunidade privilegiada da sociedade e, como privilegiados que somos, temos que ter uma atenção por aqueles que não têm as mesmas condições”, afirma.

“Temos que ter uma atenção por aqueles que não têm as mesmas condições”, diz Ednalva Freire Caetano, pró-reitora da Progep.

Com 33 anos de existência, o Lar Isaias Gileno Barreto acolhe 28 idosos que, na ação da Progep, cantaram e dançaram ao som de músicas tocadas no violão por servidores da UFS. Atualmente o espaço conta com 15 funcionários, como cuidadores,auxiliar de enfermagem, vigia e equipe de manutenções gerais.

Anecirema Gomes trabalha no lar há 17 anos e relata a felicidade de receber visitas. “Os grupos fazem uma festa e eles amam. Às vezes as pessoas não visitam o lar porque acreditam que é necessário levar alguma coisa, mas só uma palavra já basta. Eles gostam de conversar, então a pessoa conta uma história, eles contam outra e assim passa o tempo”.

Com 33 anos de existência, o Lar Isaias Gileno Barreto acolhe 28 idosos.

De acordo com Ednalva, o projeto tem o intuito de estreitar a relação entre a universidade e a comunidade externa. “O lema dos 50 anos é a universidade integrada à sociedade, então a ideia é que se perceba a universidade como uma instituição ainda mais atuante”.

Ainda segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas, a ideia é adotar o Lar Isaias Gileno Barreto, fixando as visitas periodicamente.

“Às vezes as pessoas não visitam o lar porque acreditam que é necessário levar alguma coisa”, relata Anecirema Gomes, que trabalha no lar há 17 anos.

“Estávamos fazendo as visitas a cada dois meses e em instituições diferentes, mas, depois que tomamos conhecimento do lar Isaias, estamos pensando em adotá-lo para fazer todas as ações”, diz.

“Nós estávamos procurando uma comunidade que necessitasse de assistência e que estivesse no âmbito da universidade – já que a UFS está em São Cristóvão –, então a escolha tem a ver com essa proximidade”, completa.

Ideia da Progep é fixar as ações do projeto no Lar Isaias Gileno Barreto.