Sex, 06 de julho de 2018, 08:20

Cursos de Enfermagem e Nutrição do campus Lagarto estão entre os melhores do Nordeste, aponta pesquisa do MEC
Resultado é baseado no CPC dos cursos

Os cursos de Enfermagem e Nutrição, que celebraram, em junho, a conclusão de suas turmas (terceira de Enfermagem e quarta de Nutrição), aparecem na terceira colocação entre os cursos de instituição de ensino do Nordeste. A lista divulgada pelo Ministério da Educação aponta as colocações gerais, em categoria nacional, considerando o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Os cursos de Enfermagem e Nutrição do campus Lagarto ocupam as terceiras colocações entre as instituições de ensino nordestinas situadas no ranking nacional. A pesquisa foi divulgada em 2017.

O procurador educacional institucional Kleber Oliveira acredita que o resultado positivo é resultado da metodologia diferenciada adotada no campus. “Antes de tudo, é necessário entender a importância da metodologia ativa para o desenvolvimento dos alunos, que fazem as práticas na rede pública e aprendem muito sobre o dia a dia da profissão. A metodologia ativa, aliada à excelente qualificação dos docentes e uma infraestrutura que vem melhorando sempre. É por isso que tivemos esses dois cursos despontando no resultado, num campus ainda tão jovem. E tenho certeza de que o mesmo ocorrerá em breve com todos os cursos do campus”, pontua.

A diretora do campus Lagarto, professora Adriana Carvalho, acredita que o bom resultado dos cursos de Enfermagem e Nutrição refletem os esforços diários dos departamentos, dos docentes, alunos e gestão do campus. “É um motivo de muito orgulho para a instituição e para mim, enquanto lagartense, saber que, mesmo com pouco tempo, já estamos conseguindo ótimos resultados não apenas em números, mas também na vida das pessoas, impactando positivamente na rede de saúde de Lagarto e região”, pontua.

O estudante de Nutrição Cristiano Corrêa, que está no último ano (ciclo) do curso, acredita que o bom resultado no ranking é um reflexo da inovação no campus. “Com a metodologia ativa, que é bem diferente do ensino tradicional, a gente acaba sendo estimulado a interagir mais. E isso reflete nos resultados também. Saber que o curso foi tão bem na avaliação é, inclusive, um estímulo para prosseguir com os estudos e fazer com que nossa área melhore ainda mais”, pontua.

Já Damião Araújo, egresso da primeira turma de Enfermagem do campus, considera o resultado muito positivo. “É ótimo saber que a instituição está se destacando e melhorando cada vez mais. Esse é um reflexo direto da dedicação dos nossos professores, que sempre nos estimularam tanto, não só na prática profissional, mas também nas áreas de pesquisa e extensão”, pontua. Atualmente, Damião cursa doutorado no Centro de Ciências da Saúde, em São Cristóvão.

Atualizado em: Sex, 06 de julho de 2018, 17:30