Qui, 23 de agosto de 2018, 07:38

Estudantes do campus Lagarto vencem categoria em congresso de Ginecologia
Alunos fazem parte do projeto Nascer no Caminho da Humanização
Jaqueline (à esquerda) e Marcos receberam o Prêmio Professor Dalmo Melo

Os alunos Jaqueline Guimarães e José Marcos Santos, do curso de Enfermagem do campus Lagarto, receberam o Prêmio Professor Dalmo Melo, pelo primeiro lugar na categoria oral do XI Congresso Sergipano de Ginecologia e Obstetrícia. O trabalho “Assistência Pré-Natal na Região Centro-Sul de Sergipe”, foi orientado pela professora de Enfermagem Rosemar Mendes, no projeto Nascer no Caminho da Humanização, que orienta as grávidas de Lagarto e região sobre parto, amamentação e outros assuntos relativos à maternidade.

O trabalho apresentado no Congresso realizou coleta de dados nas unidades de saúde da região. “É uma alegria muito grande receber esse prêmio. Não é só meu, é também um reconhecimento ao projeto. E é muito bom que ele tenha essa visibilidade. A sensação é de gratidão e reconhecimento”, avalia Jaqueline.

O Nascer no Caminho da Humanização trabalha com assistência às gestantes da cidade de Lagarto, na maternidade Zacarias Júnior. A equipe, formada por professores e estudantes de todos os cursos do campus, esclarece para as mulheres os tipos de parto existentes (normal, humanizado, cesariana) e faz o acompanhamento nas horas pré-parto, durante e após o parto, especialmente no momento da primeira amamentação.

O projeto de extensão foi aprovado pela UFS em 2015 com o objetivo de implementar as estratégias da Rede Cegonha na atenção integral à saúde da mulher, com o objetivo de reduzir a mortalidade materna e de recém-nascidos, incentivando o uso das boas práticas do parto e nascimento no interior de Sergipe

A professora Rosemar Mendes levou o projeto, no último fevereiro, para o curso da Japan International Cooperation Agency (JICA), no Japão. Foi a única representante do Nordeste brasileiro. A docente iniciou o projeto enquanto lecionava no campus Lagarto e atualmente está vinculada ao Departamento de Enfermagem do campus São Cristóvão.

Estes não foram os únicos bons resultados do projeto. Em maio, as alunas Gliciane Vasconcelos e Karina Santos conquistaram a terceira e a quinta colocação, respectivamente, no Congresso Nacional de Enfermagem “Avanços e Autonomia da Enfermagem em Dimensões de Saúde”, realizado pela Universidade Tiradentes (Unit).

Atualizado em: Qui, 23 de agosto de 2018, 09:33