Qui, 06 de setembro de 2018, 11:39

Campus de Lagarto recebe terceira turma de curso de Educação Popular em Saúde
Ação é realizada em parceria com a Fiocruz

O campus de Lagarto, em parceria com a Fiocruz, sedia a terceira turma do EDPop Sus, curso para a promoção da Educação Popular em Saúde, voltado a agentes de saúde de Lagarto, com quatro meses de duração. A aula inaugural foi realizada nesta quinta-feira (6), no Centro de Simulações do campus Lagarto. A abertura contou com a diretora do campus, Adriana Carvalho, a representante do Mops e voluntária da sala de cuidados do campus, Josefa Zacaríades e a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Nívea Alves, e a representante da coordenação da Educação Permanente Marisa Carvalho.

A diretora Adriana Carvalho destacou a importância do fomento à educação popular em saúde. “É interessante a gente lembrar que a Universidade é da sociedade, da comunidade. É importante perceber outras abordagens na área de saúde. Sabemos que o melhor caminho nem sempre é um medicamento tradicional, por exemplo”, pontua. Entre os tópicos abordados nos encontros, está a utilização de práticas integrativas como reiki e massoterapia, dentre outras.

O agente comunitário Ramon Santos explica as expectativas pelo curso. “Eu sei que vou aprender coisas novas aqui e vou poder passar para os pacientes”, pontua. Levar esse conhecimento para a abordagem com a comunidade é justamente o objetivo das aulas, segundo o professor voluntário do Departamento de Enfermagem Marks Passos.


Notícias UFS