Sex, 09 de novembro de 2018, 15:04

Projeto tem centésimo paciente contemplado com aparelho de surdez
Ação é uma parceria entre UFS e Prefeitura

Em comemoração à Semana da Audição e do Combate ao Zumbido, a parceria entre o Departamento de Fonoaudiologia da UFS e a Secretaria de Saúde teve o centésimo paciente contemplado com o recebimento de aparelho de surdez. A ação integrou a Semana Academico-Cultural (Semac), realizada em todos os campi da UFS. Os aparelhos foram doados pela Prefeitura de Lagarto.

Segundo a professora Scheila Paiva, a estimativa é que, nacionalmente, cerca de 10% da população seja surda. Antes do projeto, os surdos de Lagarto tinham que recorrer ao atendimento de saúde de Aracaju para receber o aparelho. “Quando cheguei na Universidade, percebi essa realidade local e como, muitas pessoas não conseguiam receber o aparelho com rapidez. Foi então que começou a parceria com a atual gestão, para que eles custeassem os aparelhos”, observa. A professora Scheila é responsável pelo atendimento realizado no Centro de Especialidades, com o apoio da professora Luana Foroni (Libras), além de residentes, extensionistas e estagiários.

Uma das beneficiadas foi a psicopedagoga Elvira Santos, que atua na prefeitura, no atendimento a crianças. “Usei o aparelho desde criança. Depois, ele quebrou e eu passei quatro anos sem usar Quando recebi, há cerca de quatro meses, tudo melhorou. Não apenas a minha vida, mas também o meu trabalho, já que agora consigo atender um número maior de crianças”, pontua.


Atualizado em: Seg, 26 de novembro de 2018, 18:06
Notícias UFS