Seg, 12 de novembro de 2018, 11:35

Cinco cursos da UFS obtêm nota 5 no Enade 2017
Outros 13 obtiveram conceito 4; veja a lista completa
O Enade 2017 avaliou cursos de Ciências Exatas, licenciaturas e áreas afins. (Infográficos: Giordanna Belotti/bolsista Ascom UFS)
O Enade 2017 avaliou cursos de Ciências Exatas, licenciaturas e áreas afins. (Infográficos: Giordanna Belotti/bolsista Ascom UFS)

A UFS obteve 5 cursos com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2017. Essa edição do exame avaliou cursos de Ciências Exatas, licenciaturas e áreas afins. Na UFS, 55 cursos participaram da avaliação. Foram inscritos 3.971 alunos, sendo 2.169 ingressantes e 1.802 concluintes.

Confira os indicadores de todos os cursos da UFS avaliados no Enade 2017

Os cursos avaliados com nota máxima (conceito 5) foram os seguintes: Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica*, Geografia (bacharelado) e Química Industrial.

De acordo com o pró-reitor de Graduação Dilton Maynard, o resultado do processo foi positivo, lembrando que 13 cursos alcançaram a nota 4, que também corresponde ao conceito de bom desempenho. “É o caso, por exemplo, do curso de Arquitetura e Urbanismo, do campus de Laranjeiras, que se mostra em ascensão e é o curso em evidência desse campus”, destaca.

Os cursos que obtiveram conceito 4 foram: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Geografia (licenciatura), Letras (Português/Inglês), Pedagogia, Química (licenciatura), Química (licenciatura EaD) e Sistemas de Informação.


Na UFS, 55 cursos participaram do Enade 2017.
Na UFS, 55 cursos participaram do Enade 2017.

O pró-reitor esclarece que, desde o começo de 2017, foram estabelecidas ações com o intuito de garantir maior aproximação com os departamentos, oferecendo um suporte para os chefes no momento do cadastro dos alunos, para alcançar melhores resultados no exame.

“Fizemos reuniões de orientação e esclarecimento aos chefes e, diferente do que ocorria nos anos anteriores, o cadastro foi feito com o apoio dos servidores da Divisão de Métodos e Técnicas de Ensino (Dimet) e não mais a cargo dos coordenadores de curso. Através da Dimet e com o apoio da Coordenação de Planejamento e Avaliação Acadêmica (Copac), realizamos reuniões de orientação para os discentes, além de acompanhar o trabalho realizado pelos coordenadores de curso junto aos seus alunos”, afirma. Segundo Dilton, foram publicadas em cada mural de departamento as listas de alunos inscritos no Enade no intuito de garantir maior informação.

“A resposta foi bastante positiva, pois subimos a frequência ao exame de 50% para 76%. Isso mostra que a estratégia de orientar o aluno e trabalhar em conjunto com os chefes de departamento funcionou em boa parte dos casos. Além disso, a avaliação geral da universidade também foi muito boa. Nós conseguimos ter mais de 70% dos cursos com avaliação regular (nota 3)”, diz.

Desafio do cabelo


Promessa paga: o professor João Severo teve o cabelo cortado após seus alunos obterem bom desempenho no Enade. (Fotos: Paulo Marques/bolsista Ascom UFS)
Promessa paga: o professor João Severo teve o cabelo cortado após seus alunos obterem bom desempenho no Enade. (Fotos: Paulo Marques/bolsista Ascom UFS)

Como forma de atrair a atenção dos estudantes para a importância do Enade, o professor João Severo, do Departamento de Engenharia Química (que congrega também o curso de Química Industrial), promoveu um desafio inusitado. A iniciativa foi de cortar o cabelo, que ele mantinha comprido há quase 20 anos, em troca do comprometimento dos alunos em realizar o exame com dedicação.

“Enquanto chefe do departamento, senti a necessidade de fazer os alunos perceberem a qualidade do ensino e acreditarem em suas potencialidades. Fiz minha graduação aqui na UFS e percebo a evolução do curso”, explica.

“Essa parceria serviu para demonstrar que os conhecimentos estão sendo adquiridos e a prova disso é que o curso de Engenharia Química passou de 3, em 2014, para 4 no Enade passado e o curso de Química Industrial teve um salto de 3 para 5”, conclui. Ainda segundo ele, o curso de Química Industrial é o único do país a receber o conceito máximo no exame de 2017.

Enade 2018

Na edição deste ano, serão avaliados os cursos de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins. Na UFS, serão quinze cursos: 1.945 inscritos, sendo 788 ingressantes e 1.157 concluintes. Os concluintes os únicos aptos a realizar a prova. Confira a lista aqui.

O exame irá acontecer no dia 25 de novembro e os locais de prova já podem acessados no Sistema Enade.

O Enade e outros indicadores

De acordo com informações disponibilizadas no Portal do Inep, existem alguns indicadores de qualidade para avaliação da educação superior brasileira. O Enade, aplicado desde 2004, é uma das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Com o intuito de aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso, o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação.

O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado.

O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) combina diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

O Índice Geral de Cursos (IGC) é resultado de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES). É uma média ponderada a partir da distribuição dos estudantes nos níveis de ensino, que envolve as notas contínuas de CPC dos cursos de graduação e os conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das Instituições de Ensino.

O resultado final de avaliação da UFS, com todos os dados referentes à instituição, será disponibilizado ainda neste mês de novembro pelo Inep.

Mariana Pimentel (bolsista)

Luiz Amaro

comunica@ufs.br

*Diferentemente do informado anteriormente, apenas o curso de Engenharia Eletrônica obteve conceito 5 no Enade 2017, e não Engenharia Eletrônica/Elétrica. O curso de Engenharia Elétrica obteve conceito 3. Corrigimos a informação às 15h47 desta segunda-feira, 12.


Atualizado em: Seg, 12 de novembro de 2018, 19:11
Notícias UFS