Qua, 14 de novembro de 2018, 10:28

Aluno da graduação em Enfermagem é aprovado em doutorado na USP
Curso de Ribeirão Preto tem conceito 7 na Capes

Quem pretende seguir a carreira acadêmica já sabe o caminho que deve seguir: graduação-mestrado-doutorado. Esse percurso foi diferente para o acadêmico José Marcos Santos, estudante de Enfermagem do campus Lagarto. Ainda no fim da graduação, ele acaba de ser aprovado para o doutorado Direto na USP, no Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública, em Ribeirão Preto.

José Marcos já havia decidido há anos tentar a entrada neste programa de doutorado da USP. “Sempre soube que era o que eu mais queria. Tanto pela excelência do ensino (conceito 7 na Capes) quanto pelas oportunidades, inclusive internacionais, que o curso oferece”, avalia.

José Marcos ingressou na graduação em 2014 e começou, no mesmo ano, a atuar na área acadêmica, por meio da iniciação científica. “Participei de várias experiências aqui na UFS, focando na iniciação científica e pesquisa”, pontua. José Marcos é monitor do Projeto Nascer no Caminho da Humanização, que atua no pré-natal, parto e nascimento, temas que o futuro enfermeiro também vai pesquisar durante o doutorado na USP. A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto é Centro Colaborador da OPAS/OMS (Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial de Saúde) para o Desenvolvimento de Pesquisas em Enfermagem.

O coordenador do curso de Enfermagem, professor Allan Dantas, destaca a trajetória de José Marcos durante a graduação. “Ele sempre foi um aluno muito dedicado, participou de vários projetos de iniciações científicas, além de atividades de extensão e monitoria. É mais uma vitória a ser comemorada também pelo Departamento de Enfermagem, que também obteve o conceito máximo no Enade (5), além de aprovações de residentes em estados como Pernambuco e Bahia”, observa. A diretora do campus Lagarto, Adriana Carvalho, acredita que a aprovação de José Marcos diretamente para o doutorado é o reflexo de uma política do campus. “Isso mostra que estamos preparando adequadamente os profissionais, para que eles sigam os caminhos que escolherem”, acrescenta.

José Marcos é morador do município de Tobias Barreto, a 50 km de Lagarto. É o primeiro integrante da família a cursar Ensino Superior. “Minha vontade de cursar Enfermagem surgiu com algumas situações que vivenciei na família. E assim como muitos outros colegas de graduação, eu venho de uma família humilde. Foi uma escolha seguir este caminho e espero contribuir de alguma forma nesta área”, pontua.

Crédito da imagem: Pedro Andrade/Impact Fotografias
Atualizado em: Qua, 14 de novembro de 2018, 10:38