Qua, 28 de novembro de 2018, 09:15

Trabalho sobre inclusão de pessoas surdas recebe menção honrosa em congresso
Evento foi realizado na Univasf

O projeto Grupo de Inclusão da Pessoa Surda, coordenado pelas professoras Luana Foroni, do Departamento de Terapia Ocupacional, e Scheila Paiva, do Departamento de Fonoaudiologia, recebeu a menção honrosa no Congresso Brasileiro Saúde em Libras, na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA), realizado entre os dias 22 e 24. O projeto atende desde agosto deste a comunidade surda de Lagarto, em parceria com a Secretaria municipal. O Gips é responsável pelo atendimento da pessoa surda e língua de sinais, assim como ações de sensibilização para inclusão.

A professora Scheila Paiva destaca a relevância social do trabalho desenvolvido. “É um projeto muito recente que já está dando bons resultados. Nós ficamos muito felizes. Pela menção honrosa e por ver tanta gente perguntando a respeito, querendo saber como funciona na prática. Tivemos um reconhecimento nacional muito interessante para o que estamos desenvolvendo”, observa. No início de novembro, a parceria comemorou o centésimo paciente contemplado com aparelho auditivo.

A professora Luana Foroni também acredita que a menção honrosa é uma prova de que o projeto está no caminho certo. “Toda a equipe do Gips ficou imensamente feliz. Nós temos buscado diminuir as barreiras físicas, atitudinais e sociais, assim como aumentar a acessibilidade para a população surda, principalmente nos espaços de saúde”, pontua.

Professora Luana Foroni em apresentação no congresso na Univasf
Atualizado em: Qua, 28 de novembro de 2018, 09:57