Qui, 21 de fevereiro de 2019, 16:41

Jornada debate a atuação do fonoaudiólogo no tratamento de problemas de equilíbrio
Evento foi realizado no Centro de Simulações e Práticas

Jornada debate a atuação do fonoaudiólogo no tratamento de problemas de equilíbrio

Discutir a atuação e capacitação dos fonoaudiólogos no diagnóstico de problemas relacionados ao equilíbrio em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Este foi o objetivo da palestra Reabilitação Vestibular. O evento, realizado ao Centro de Simulações e Práticas do campus Lagarto, no sábado (16) integrou a III Jornada de Otoneurologia, com toda a programação ministrada pela professora Lucia Nishino, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

A docente Lucia Nishino acredita que a área de Neurologia ainda tem poucos profissionais capacitados – em Sergipe e também nacionalmente. “Muita gente acaba procurando e não encontra profissional para fazer o tratamento adequado. É importante que o fonoaudiólogo esteja capacitado, pois o paciente deve sentir segurança e perceber que está com alguém que sabe o que está fazendo”, pontua.

Na reabilitação vestibular, o tratamento nem sempre é fácil para o paciente. A coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Audição e Equilíbrio, professora Scheila Paiva, explica que o paciente costuma sentir tontura durante o próprio exame. “É desgastante, traz muito mal-estar ao paciente, mas é necessário. Muitos ficam tontos, alguns chegam até a vomitar. Então é por isso que é ainda mais importante realizar com muita precisão, para evitar que o paciente tenha que refazer num curto período de tempo, sem necessidade”, observa.

A estudante Samaia Almeida aprovou a iniciativa. “Eu ainda não sei com o que eu quero trabalhar, mas já é bom saber mais dessa área também. Aqui, estou vendo o assunto de forma mais profunda e isso é interessante para o futuro”, explica. A III Jornada de Otoneurologia foi realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro. O evento foi patrocinado pela empresa Contronic, com sede em Pelotas (RS), responsável pela venda de diversos equipamentos na área de diagnóstico em otoneurologia, inclusive o Horus, única posturografia nacional, que foi utilizado durante a palestra da professora Lucia Nishino.


Notícias UFS