Sex, 22 de março de 2019, 13:24

Farmácia Universitária é inaugurada no conjunto Eduardo Gomes
Unidade é parceria entre a Prefeitura de São Cristóvão e a UFS
Cerimônia de inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira na Unidade de Saúde da Família José Maria Figueroa (Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

O prefeito Marcos Santana e a Pró Reitora de Extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Alaíde Hermínia, inauguraram na manhã desta sexta-feira (22), na Unidade de Saúde da Família (UBS) José Maria Figueroa, do conjunto Eduardo Gomes, a Farmácia Universitária. A unidade é mais uma parceria da Prefeitura Municipal de São Cristóvão com a UFS e contará com serviços de promoção à saúde e prevenção de enfermidades através do trabalho com equipe especializada e envolverá ações relacionadas ao cuidado do paciente, contribuindo assim para a efetividade do tratamento.

O prefeito Marcos Santana destacou a parceria desenvolvida com a UFS ao longo da gestão para a realização de projetos importantes para o município. “Desde o início do meu mandato tenho falado que a parceria com a UFS é um fator de esperança para a solução de problemas que enfrentamos nesta cidade, em várias áreas de atuação. Esse prédio é um exemplo disso, quando aqui chegamos este local era só um prédio, o que deveria ser uma casa de acolhimento e de carinho para pessoas que vem em busca da cura dos seus males não cumpria o seu papel de acolhimento. Hoje é um dia de muita alegria, vejo estudantes, professores, servidores e profissionais de saúde de mãos dadas com o objetivo de ampliar ainda mais o atendimento. Quando os cidadãos aqui chegarem, eles terão uma farmácia não apenas para entregar o medicamento, mas para orientar de que forma de deve ser tomado. Para além da capacidade técnica dos nossos servidores cobro que a população seja acolhida com amor”.

"Hoje é um dia de muita alegria, vejo estudantes, professores, servidores e profissionais de saúde de mãos dadas com o objetivo de ampliar ainda mais o atendimento", disse o prefeito Marcos Santana

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Alaíde Hermínia, a unidade amplia a possibilidade de estágios curriculares para os alunos do curso, ao mesmo tempo em que presta a assistência farmacêutica à comunidade. “A UFS tem trabalhado junto com São Cristóvão em projetos estratégicos que buscam a qualidade de vida da população, meta da gestão do prefeito Marcos Santana. Esse projeto atende também uma demanda acadêmica, pois a universidade precisa ter uma farmácia, para as metas do projeto pedagógico do curso de trabalhar junto a comunidade e ao sistema único de saúde. Aqui teremos um fluxo contínuo de estudantes de estagio e de residência”, observou.

“Unimos forças, pois compreendemos a importância deste equipamento. Iremos garantir que o paciente saia da consulta com o farmacêutico e compreenda que a importância do uso correto e responsável da medicação é determinante para o sucesso do tratamento médico”, pontuou a secretária municipal de saúde, Fernanda Santana.

"A UFS tem trabalhado junto com São Cristóvão em projetos estratégicos que buscam a qualidade de vida da população", fala a pró-reitora de Extensão Alaíde Hermínia

Para a coordenadora do curso de farmácia da UFS, Dulce Marta Schimiequel Mascarenhas, a inauguração é um sonho que se realiza depois de uma década de espera. “Graças a parceria com a Prefeitura de São Cristóvão foi possível desenvolver um trabalho muito esperado. A partir de agora vamos fornecer para a população do Eduardo Gomes e do Rosa Elze um serviçxo farmacêutico de qualidade. Não é só distribuição de remédio é cuidado com o paciente e com a sua saúde”, finalizou.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças dos Vereadores Djalma Santana e Edson Pereira. Da Secretária de Governo e Relações Comunitárias, Paola Santana; do secretário de meio ambiente agricultura e pesca, Thiago Corrêa; do Pró-Reitor de pós graduação da US, Lucindo Quintans; diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Adriano Antunes; dos alunos representantes do Centro Acadêmico de Farmácia da UFS; Antonio Luiz Santos, conselheiro municipal de saúde e trabalhadores e trabalhadoras da Secretaria Municipal de Saúde.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Cristóvão

Atualizado em: Sex, 22 de março de 2019, 13:39