Seg, 15 de abril de 2019, 07:45

Campus Lagarto forma mais de cem novos profissionais
Cerimônias foram realizadas em dois dias
Cerimônias celebraram colação de grau de seis cursos

O campus Lagarto celebrou, nas últimas quarta (10) e quinta (11), a colação de grau de 108 alunos, dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Terapia Ocupacional (na quarta) e Farmácia, Fisioterapia e Fonoaudiologia (na quinta). As cerimônias, comandadas pela diretora do campus, Adriana Carvalho reuniram formandos, docentes e servidores da UFS, além de amigos e familiares dos novos profissionais.

A diretora Adriana Carvalho ressaltou, nas duas ocasiões, a mudança de fase que a entrada na vida profissional representa. “Agora, vocês é que vão ser os profissionais de referência em cada uma das áreas de atuação. Vocês conhecem o SUS de forma muita intensa, que vai muito além do conhecimento somente da lei. Sabem o que é inserção no território, entendem a vivência da comunidade”, observa, fazendo referência às metodologias ativas presentes em todos os departamentos do campus.

As cerimônias realizadas nos dois dias marcam o fechamento deste ciclo de quatro ou cinco anos, a depender do curso. Foi o caso de Tauana Oliveira, moradora do povoado de Jenipapo, em Lagarto. “Não é fácil para a gente que mora na Zona Rural porque enfrentamos questões como transporte e outras dificuldades. Por isso que hoje eu estou tão feliz por conseguir realizar meu sonho de conseguir concluir a graduação e seguir em uma profissão que eu me identifico. Eu me descobri em Terapia Ocupacional e não consigo me imaginar fazendo outra coisa”, observa.

A sensação de concluir um curso universitário já não é novidade na vida de Ana Lúcia Rodrigues, de 55 anos. Com a formatura na noite da quinta (11), Ana possui agora três graduações: Fonoaudiologia, História e Serviço Social. “Eu já atuava com alunos especiais, mas sentia que faltava alguma coisa, algum conhecimento que me fizesse fazer esse trabalho de forma mais completa. Pesquisando, percebi que seria o curso de Fonoaudiologia que me proporcionaria isso. Na mesma época, minha filha estava fazendo o Enem e eu acabei indo fazer também. Hoje, ela está cursando Ciências Sociais e eu estou aqui terminando Fonoaudiologia”, pontua.

Atualizado em: Seg, 15 de abril de 2019, 08:12