Qui, 02 de maio de 2019, 18:07

Universidade possui 54 programas de pós, quatro deles com nota 5 pela Capes

Nota de esclarecimento à sociedade

Universidade possui 54 programas de pós, quatro deles com nota 5 pela Capes
Em relação às declarações feitas pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) esclarece que possui 54 programas de Pós-Graduação, quatro deles com nota 5 pela Capes. Aproximadamente 90% dos alunos de mestrado (1.511) e doutorado (724) do estado de Sergipe são da UFS. O número de programas de pós-graduação da UFS saiu de 10 em 2007 para 54 em 2018, um crescimento de 440%.

DESEMPENHO

Todas as bases de dados do Ministério da Educação mostram que a UFS tem um desempenho muito acima em relação a outras instituições de ensino superior do estado de Sergipe. Respondemos por 84% do número de pesquisadores de produtividade do CNPq em nosso estado. Pesquisas de excelência para a inovação tecnológica do país como a biotecnologia, energias renováveis, meio ambiente, desenvolvimento da agricultura e tecnologias sociais são desenvolvidas na UFS.

Pesquisas na prevenção e tratamento de doenças como a chikungunya e zika vírus, bem como o atendimento de saúde integral de crianças portadoras de microcefalia são realizados em nossos hospitais universitários. A UFS é a única instituição de ensino do estado que conta com dois hospitais universitários, os quais atendem exclusivamente por meio do SUS. Em ranking feito pela Clarivates Analytics (empresa americana), das 50 instituições que mais publicaram trabalhos científicos no Brasil nos últimos 5 anos, a UFS é a única instituição do estado a figurar no referido ranking.

RECURSOS FINANCEIROS

Os recursos destinados ao funcionamento dos 113 cursos de graduação, 70 cursos de pós-graduação e à assistência estudantil previstos para 2019 somam pouco mais de 100 milhões. Deste total, estão contingenciados 90% da verba para investimentos e 30% do custeio. São mais de 30 mil alunos distribuídos nos campi de São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto e N. Sra. da Glória.

A UFS, instituição pública com mais de meio século de serviços prestados à sociedade, reitera seu compromisso com a verdade e apela para que fatos dessa natureza não se reproduzam de forma a colocar em risco a integridade e imagem da única universidade pública do estado, patrimônio imaterial da sociedade sergipana.

Gabinete do Reitor